ADALBERTO ALEIXO TEIXEIRA

AdalbertoGraduou-se em Engenharia Elétrica pela UFPA (1990). Especializou-se em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade Estadual do   Pará - UEPA (1996). Concluiu o Mestrado em Música - Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2010). É professor do  Ensino  Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1992. Já ocupou cargos de Coordenador de   Ensino, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Música da UFPA. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola de Música da UFPA.

   

  

ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO

ADELBERTPossui Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ (2017), Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2011). Curso Técnico em Baixo Elétrico no Musicians Institute (MI), em Hollywood, Los Angeles - EUA (1994), aperfeiçoamento técnico no Baixo Elétrico na Escola de Música de Brasília, tendo como orientador o contrabaixista Nico Assumpção. Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará – EMUFPA. Leciona no nível técnico como professor de Prática de Conjunto em Música Popular. É coordenador do Colegiado em Música Popular da – EMUFPA, coordenador do projeto “Songbook da Música Paraense da EMUFPA”. Produziu mais de 60 cds e dvds relacionado a artistas da Música Paraense.

ADRIANA CLAIREFONT MELO COUCEIRO

CouceiroParaense, concluiu o Curso Técnico em Piano no Conservatório Carlos Gomes, em 1990. Licenciada Plena em Educação Artística - habilitação em Música - pela Universidade do Estado do Pará, em 2000. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Pará, em 1996. Possui Mestrado em "Enseñanza y Aprendizaje Abiertos y a Distancia" pela Universidade Nacional de Educação a Distância/Espanha, em 2002. Atualmente, cursa o Doutorado em Estudos Culturais na Universidade do Minho/Portugal. Professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, extensão universitária, gestão universitária, avaliação institucional. 

ADRIANA VALENTE AZULAY 

01Membro da Academia Paraense de Música, ocupa a cadeira de número 36 que tem como Patrono o pianista Mario Neves. Bacharel em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2000), Possui Mestrado em Música de Câmara, Piano pela Universidade Estadual de Karlsruhe, Alemanha (2004) e Doutorado em Música de Câmera pela Universidade de Música de Saarbrücken, Alemanha (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical. Esteve na Direção da Escola de Música da UFPA durante o biênio 2010/2012. Atualmente está na direção do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

 ALESSANDRA FERREIRA DE CASTRO

alessandraMestre em Música pela University of Missouri, USA (2007), Bacharel em Música, Habilitação Contrabaixo pela Universidade do Estado do Pará (2000), Técnica em Música, Habilitação: Contrabaixo pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (1996). Lecionou no curso de Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará as disciplinas: Contrabaixo, Música de Câmera, História da Música e Prática de Orquestra, nos anos de 2005 a 2009. Atualmente é Prof. de Contrabaixo e Teoria da EMUFPA e Coordenadora do Laboratório de Teoria e Percepção da EMUFPA, atuando nas disciplinas: CLM I, CLM II, LInguagem I e História da Música.

 

ALEXANDRE LUCAS DO CARMO CONTENTE 

alexandre contenteProfessor efetivo da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. É licenciado em Educação Artística - habilitação Música (Universidade do Estado do Pará, 2005), bacharel em música - habilitação piano (Universidade do Estado do Pará / Fundação Carlos Gomes, 2016), mestre em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2010) e doutor em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2012). Atua na educação profissional em Música, nas áreas de teoria e percepção musical, história da música, piano e correpetição.

 

ANDRÉ ALVES GABY

GabyPossui graduação em Bacharelado em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2004). Especializado em Composição, concluiu em 2012 o Mestrado em Prepolifonia (Canto Gregoriano), no Conservatório Giuseppe Verdi - Turim. Tem experiência com disciplinas teóricas, tais como: Análise Musical, Harmonia, História da Música, Teoria da Música, Arranjo; e práticas: Laboratório de Teclado, Percepção Musical, Piano, Prática Musical em Conjunto. Como musicista, vem atuando em Belém e Europa como pianista, organista, corista, regente coral e pesquisador. Em 2015 foi bolsista SANTANDER Jovens Pesquisadores em Madrid, junto à Academia de Bellas Artes San Fernando. É atualmente diretor da Schola Gregoriana "Ad te levavi", do Coro Gregoriano feminino "Vox Cordis Mariae" e do Coro polifônico de Música Sacra "O Som da Palavra".

ANTONIO DE PÁDUA ARAÚJO BATISTA

batistaGraduado no Curso de Licenciatura Plena em Ed. Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Pós-Graduado com Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ed. Tecnológica - FACETE/INTA. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor da Escola de Música da UFPA - EMUFPA/ICA, onde exerce a função de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Viola e Violino. Desenvolve também atividades de Extensão Universitária como Coordenador e Professor do Projeto PIBEX "Violino em Grupo: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem em Crianças com Autismo e Crianças com Síndrome de Down", vinculado ao Programa Cordas da Amazônia e desenvolvido no PPGARTES.

ÁUREO DEO DE FREITAS JÚNIOR

Possui graduação em Violoncello Performance pela University of Missouri (Columbia, 1989), mestrado em Violoncello Performance pela Louisiana State University (Baton Rouge, 1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina (Columbia, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA) onde ensino no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e Escola Técnica de Música (EMUFPA). Na extensão universitária, coordena a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) e Programa Cordas da Amazônia. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA). Na gestão, coordena o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas (NAPNE).

BIRAELSON MAGALHÃES CORRÊA

BiraelsonDoutor em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA / Escola de Música (2012). Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (2003), Especialização em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2000), Licenciatura em Ed. Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999). É Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Possui experiências na área de Artes, com ênfase em Regência de Banda, Prática Instrumental (Metais - Trompete), História da Arte, vem atuando principalmente nos seguintes temas: música, prática instrumental, formação profissional, metodologia e educação musical. 

CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS

carlosPossui Doutorado (2012) e Mestrado (2010) em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia, e Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (2004). É professor efetivo da Escola de Música da UFPA desde 2006, e foi professor do Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (2005-2006) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (2002-2006). Atua como correpetidor, professor de percepção, teoria, estruturação e piano, arranjador e compositor. Atualmente é vice-diretor da Escola de Música da UFPA.

 

 

CELSON HENRIQUE SOUZA GOMES

CelsonPossui graduação em Superior de Instrumento Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1990), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, foi membro do comitê gestor institucional da Universidade Federal do Pará, diretor geral do Instituto de Artes da UFPA da Universidade Federal do Pará e coordenador do Programa Coroatá da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor de violino na Escola de Música da UFPA, e coordenador do projeto de extensão Sarauparauara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, educação musical e aprendizagem musical.

CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA

CibeleÉ mestranda em Artes pela UDESC-UFPA, Especialista em Composição pela UFPA e graduada em Licenciatura Plena em Música pela UEPA. Estudou “Composição Eletroacústica” com o Dr. Stephen Beck (USA) no festival internacional de inverno “Vale Vêneto” (2013). É idealizadora e integrante do Projeto “Música de Experiência” - grupo de compositores paraenses. É formada ainda, pelo nível técnico, nos cursos de Regência e Violão Clássico pelo Conservatório Carlos Gomes. Foi Regente Assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2016-2017) e diretora artística e regente principal da big band “Zarabatana Jazz Band” (2010-atual). Estudou no renomado “Conductors Institute at Bard” – na Universidade “Bard College” em New York com o maestro Harold Farberman (EUA) - 2015.Estudou tamb&versal (1984), pela Universidade de Brasília.

CHRISTIAN DE PAULA BRANDÃO

cristianNatural de Rio Claro- SP. Concluiu o curso de Bacharelado em Música-Violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na classe do professor Fábio Presgrave. Em São Paulo, atuou na Orquestra Bachiana Filarmônica Jovem, Orquestra de Santo André, Orquestra Sinfônica de Limeira, Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Camerata Brasiliana, que em 2005 teve a oportunidade de fazer turnê por Angola e África do Sul. Dentre os principais máster classes que participou estão: Martin Ostertag (Alemanha), Helga Winold (Alemanha/EUA),Dmitry Kouzov, Darret Adkins (USA) e Mark Kosower Matias Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha). Em 2015, obteve o título de mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do Prof. Dr. Durval da Nobrega Cesetti.

DIONE COLARES DE SOUZA

Mestre em performance vocal pela University of Missouri- Columbia (EUA) e Licenciada Plena em Educação Artística - Música. Diplomada em Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes e em Piano pela EMUFPA. Participou como solista de várias edições do Festival Internacional de Música do Pará, Festival de Ópera do Theatro da Paz, Festival Cultural de Fort-de-France, na Martinica, e Encontro de Arte de Belém. Em 2005 realizou turnê por 5 capitais brasileiras através do projeto FUNARTE Circulação de Música de Concerto. Em 2010 foi novamente premiada, realizando turnê com o Trio da Canção Brasileira, além de apresentações em 2009 na Guatemala, Panamá, Costa Rica, em 2013 nos EUA, e em 2015 em São Paulo. Gravou 5 CD's da série Uirapuru, O Canto da Amazônia da Secult/PA. Atuou em óeras como: A Flauta Mágica, Dido e Enéas, Cosi Fan Tutte, Bug Jargal e La Traviata. De 2007 a 2010 foi responsável pelo Festival de Ópera da Secretaria de Cultura do Estado e diretora do Theatro da Paz. 

DOUGLAS GUIMARÃES BORGES

Douglas siteNatural da cidade de São Paulo - SP, é Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência docente nas áreas de Práticas Instrumentais, Canto Coral, História da Música, Estruturação Musical e Teoria da Música (para crianças, jovens e adultos). É graduado pelo Instituto de Baixo e Tecnologia (IB&T), órgão filiado à Escola de Musica e Tecnologia de São Paulo. Foi aluno de Celso Pixinga, Zuzo Moussower, Max Robert, Fábio Zaganin, Nilton Wood, Ronaldo Lobo e Cláudio Machado. Realizou os cursos de Linguagem e Estruturação Musical (L.E.M.) - com duração de dois anos, ministrado pelo maestro Ednilson Lazzari - e de Musicalização pelo Método Kodály, ministrado pelo maestro húngaro Ian Guest. 

 ELIELSON DA SILVA GOMES

DSC 1214Possui Pós-graduação em Fundamentos da Criação em Música pela Universidade Federal do Pará (2010) e Bacharelado em Música - Trompete pela Universidade do Estado do Pará (2005). Atualmente é professor de Trompete na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Primeiro Trompete nos seguintes grupos - Amazônia Jazz Band e - Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atua também como músico arranjador de diversos grupos camâra.

 

 

  

ELIENAY GOMES CARVALHO

ElienaiÉ bacharel em música - Trombone pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000). Atualmente é Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui especialização em Fundamentos da Musicoterapia pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER (2006), especialização em Fundamentos da Criação em Música, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010) e Mestrado em Música, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010).

HERSON MENDES AMORIM

Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará (2008) e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (2012). Foi 1ª clarineta solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atualmente é professor de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Belém - PA). Desenvolve investigações voltadas para a contribuição das bandas de música na formação dos instrumentistas de sopro. Participou de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior como Fortaleza, Brasília, Jaraguá do Sul, Poços de Caldas, Campos do Jordão, Mendoza (Argentina) e Wroclaw (Polônia). Também desenvolve intensa atividade de música de câmara com clarinete e piano. Atualmente é doutorando pela Unicamp.

HUMBERTO VALENTE AZULAY

HumbertoPossui graduação em Bacharelado em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2005), Especialização na área de Composição e Arranjo pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Piano.

 

 

 

ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA

isacMestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com pesquisa na área do ensino e aprendizagem de improvisação na música popular. Especialista em Fundamentos da Criação em Música pela UFPA (2010), Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2007) e Técnico em Piano pelo Instituto Estadual Carlos Gomes - IECG (2006). Professor efetivo da EMUFPA desde 2009, atua como pianista correpetidor, professor de piano popular, teoria e percepção musical e prática musical em conjunto. É coordenador do grupo de pesquisa “A formação trio piano, contrabaixo e bateria no jazz e na música instrumental brasileira”, e do grupo artístico EMUFPA Jazz Trio.

JACOB FURTADO CANTÃO

Doutor em Música (Execução musical - Clarineta) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade Estadual do Pará (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música - performance - Clarineta. Dedica-se a pesquisa sobre bandas no Pará. É líder do grupo de pesquisa - Execução Musical - GPEXMU registrado no CNPQ. Atualmente é o regente da Banda Sinfônica da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e líder do grupo de pesquisa em execução musical.

JOELMA DE ALMEIDA E SILVA BEZERRA

joelmaMestre em Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES do Instituto de Ciências da Arte - ICA/ UFPA . Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Hab. Música - UFPA. Possui Curso Técnico em Instrumento - Canto Lírico - Escola de Música da UFPA - EMUFPA. Atualmente é professora de Canto Popular da Escola de Música -EMUFPA/ICA/UFPA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Coro Cênico, Arranjo Vocal, Produção de CDs, Música Vocal, Regência Coral, Preparador Vocal e Pesquisa em Música na Amazônia.

JOSÉ ALEXANDRE LEMOS

Graduado em Biomedicina pela UFPA em 1992, mestre e doutor em Genética Humana pela USP, em 1995 e 1999, respectivamente, e Professor Titular do magistério superior pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, em 2017. No campo das ciências biomédicas, dedicou-se ao ensino de genética e à pesquisa e assistência aos pacientes com leucemia. Após entender que sua contribuição nessa área foi satisfatória, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UFPA, em 2015, e no curso livre de contrabaixo acústico da EMUFPA, em 2016. Em 2017 foi convidado pela Direção da EMUFPA para exercer as seguintes atividades: ministrar disciplina "Conservação e Reparos de Instrumentos de Cordas Friccionadas I”; atuar nos módulos iniciais do ensino de contrabaixo acústico, sob supervisão da Profª. Alessandra Castro; elaborar e executar projeto de pesquisa na área de processamento auditivo central como componente neurobiológico da percepção musical; estruturar e coordenar o laboratório de manutenção e reparos de instrumentos cordas friccionadas da EMUFPA.

JOSÉ AGOSTINHO DA FONSECA JÚNIOR

Agostinho site graduação em Bacharelado em Música - Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará (2011). Atuou como instrutor musical da Fundação Amazônica de Música, coordenador musical e maetro titular na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, e maestro assistente na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Na Escola de Música da UFPA é professor de teoria e percepção musical e maestro titular da Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

 

 

JOZIELY CARMO DE BRITO

josielyÉ doutora em Música - concentração em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012) Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Atualmente é professora efetiva da Escola de Música Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Musical, com ênfase na Educação Infantil. Formada pelo Conservatório Carlos Gomes em violino, exerce cargo de violinista na Orquestra Sinfõnica desde sua criação.

LEONARDO JOSÉ ARAÚJO COELHO DE SOUZA

Possui mestrado - University of Missouri-Columbia (2001). Pianista, compositor e regente. Atualmente é professor do ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Foi gerente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2007-2010) e Diretor de Cultura PROEX/ UFPA. Fundador, pianista e regente da Orquestra de Música Latina da UFPA.

LUCAS CESAR OLIVEIRA IMBIRIBA

imbiribaGraduado em Violão Erudito pela Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha. Mestrado (Master of Arts-Guitar) pela Mozarteum Universitaet Salzburg, Áustria. Curso Técnico de Pós-Graduação em Violão Erudito - Meister Klass Diplom - pela Hochschule für Musik Nuernberg-Augsburg, Alemanha. Já realizou concertos em mais de 20 países, na Europa, África, Ásia e América Latina e Caribe. Foi solista de algumas das mais prestigiosas orquestras européias tais como: Orquestra David Albet de Barcelona, Brandenburguishes Staatsorchester de Brandenburgo, Grosses Orchester de Graz, Jaener Philarmonie de Iena, Neubrandenburguishes Orchester de Neubrandenburgo, Krasnoyarsk Symphony Orchestra de Krasnoyarsk e a Moscow City Shymphony de Moscou. Recebeu 13 Prêmios em Concursos Internacionais, dos quais em oito (8) obteve a primeira colocação. Gravou 3 CDs e um DVD. Ministrou várias Masterclasses na Espanha, Brasil, Trinidad Tobago, Rússia, dentre outros. Nos últimos anos, tem aliado sua performance e virtuosismo técnico à criação de pontes entre a música erudita e a popular.

LUIZ GONZAGA ANTUNES DE MATOS

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (1992). Atualmente é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

LUIZ OTÁVIO DOS SANTOS ALBUQUERQUE

luisÉ mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010) e bacharel em Música - Oboé pela Universidade Federal de Pernambuco (1994).  Professor dos níveis básico, técnico e tecnólogico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes (música), com ênfase em Instrumentação Musical (Oboé), atuando principalmente no seguinte tema: musica de Câmara, prática de conjunto e confecção de palhetas de oboé.

 

 

 

MÁRCIA JORGE ALIVERTI

alivertiDoutora em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Musicologia pela Universidade de São Paulo, Especialista em Canto Lírico pela Arts Academy di Roma (Itália) e Graduada em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará. Tem Formação Técnica em Violino e Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes. Atualmente é professora de Canto Lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Artista atuante no cenário regional e nacional, como violinista já foi membro da Orquestra de Câmera do Pará, Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Como Cantora Lírica tem sólida carreira com mais de 2.000 apresentações em óperas, recitais e eventos musicais. Já cantou nos EUA, Itália, França, Portugal, Argentina e em várias capitais brasileiras, tendo sido pioneira na divulgação do Canto Lírico nas cidades do interior do estado do Pará, através do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes.

MARIA LÚCIA DA SILVA UCHÔA

uchoa

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário na Argentina, possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (1992), especialização em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade do Estado do Pará (1995) e mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Bandas, Educação Musical, Pará, Amapá. Foi diretora da Escola de Música da UFPA, nos períodos de 1998 a 2002 e 2008 a 2010, e da Escola de Teatro e Dança da UFPA de 2003 a 2006. É autora do livro “Estudando Piano com Lúcia Uchôa”, lançado em 2006 pela Escola de Música da UFPA.

MARIA LÚCIA SILVA DE AZEVEDO

azevedoGraduou-se em piano pelo Instituto Estadual Carlos Gomes no ano de 1982, na turma da Prof. Dóris Azevedo, sua mãe. É Especialista em “Fundamentos da Linguagem Musical” pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com a Fundação Carlos Gomes. De 1985 a 2013 atuou como professora de piano no Instituto Estadual Carlos Gomes, onde também foi Diretora de Ensino durante parte destes anos. Em 1993 iniciou carreira na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Como pianista, participou da gravação do LP “Meneleu Campos- Coleção “Nos Originais”, pela UFPA, do CD Compositores Paraenses dos Séculos XIX e XX, pela UEPA, e do CD duplo “Piano a Quatro mãos”, lançado pela SCULT. Durante mais de duas décadas, formou com a Professora Luiza Camargo, o “Duo Pianístico”, realizando recitais em Belém, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É membro efetivo e eleito da Academia Paraense de Música-APM.

MIGUEL ARCHANJO DE ALMEIDA CAMPOS NETO

MIguelPossui Graduação em Violino - University of Missouri-Columbia (2002), Mestrado em Regencia - The New School (2007) e Mestrado em Violino - University of New Mexico (2004). Foi regente assistente da Amazonas Filarmônica, regente titular - The Chelsea Symphony e professor de música da Fundação Amazônica de Música. Atualmente é professor de violino e regência da Escola de Música da UFPA e regente titular da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência.

 

 

MILTON JOSÉ ATHAYDE MONTE

monteCantor Lírico, Regente Coral e Professor. Diplomado pela Guildhall School of Music and Drama (2000), Bacharel em Canto pela UNESP (1994). É Professor da Escola de Música da UFPA na cadeira de Canto Lírico desde 2002, onde criou o Núcleo de Música Antiga e coordenou o projeto Música e Cultura no Museu de Arte Sacra (Bolsas PIBEX 2008-09). Milton fundou e dirigiu o Madrigal da UEPA durante 11 anos (2001-2012). Em São Paulo atuou como cantor no Coral Paulistano (1994-98) e no Coral Lírico (1993), do Teatro Municipal de São Paulo. Atuou como solista em obras como Les Fontaines de Versailles (de Lalande), Roméo et Juliette (Gounod), Ézio em Roma (Jommelli), Carmen (Bizet), dentre outras. Atuou como solista da Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, com a qual gravou 2 CDs. Coordena o Projeto de Extensão Estúdio Ópera Pará-Amazônia, criado em 2011, vencedor do prêmio PROEX (2012) e contemplado com bolsas PIBEX (2012, 2013, 2014 e 2015).

RODRIGO SANTANA DE SOUZA

RodrigoPossui graduação em Licenciatura em Educação Artística – Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e curso técnico em violino, pela Escola de Música da UFPA. Foi professor de violino e viola no Instituto Estadual Carlos Gomes de 2004 a 2016, professor de viola na Fundação Amazônica de Música e foi chefe do naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Também atuou como regente, à frente da Orquestra Jovem da Fundação Carlos, de 2009 a 2014. Participou de renomados festivais de música no Brasil estudando com professores tais quais Waleska Heidelich (Alemanha/Brasil), Anna Preyss-Bator (Polônia), Eva Szekly (Estados Unidos), Fernando Rasaj (Uruguai), Sonja Van Beek (Holanda), e Eva Suslikova (Alemanha). Em 2012 participou de um curso em performance violística com a Profa. Julia Müller-Runte, no Peter Cornelius Konservatorium, na cidade de Mainz (Alemanha). Desde 2017 é professor efetivo de viola da EMUFPA.

ROMULO MOTA DE QUEIROZ

Doutor em Educação Musical e mestre em Execução Musical (Piano) pela Universidade Federal da Bahia (2005). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística em Música pela Universidade Federal do Pará (2002). Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) desde 2007. Tem atuado nas áreas da pedagogia do piano, pedagogia da percepção musical e performance musical. 

SÓSTENES DIAS SIQUEIRA 

Pós-Graduado pela Universidade do Estado do Pará em Docência da Educação Superior e graduado em Bacharelado em Música, pela mesma universidade. Foi professor da Fundação Amazônica de Música e professor Substituto - Trompa - pela Universidade Federal do Pará. Estudou com o Prof. Holger (Alemanha), Cisneiro Andrade (Paraíba), Yuri Zuvanov (Brasília), Adalto Soares(Tatuí), Joaquim Silva(Tatuí) e Corina Liefers (Holanda). Em 2012, fez o intercâmbio na Holanda (Arnhem) a convite do professor Stefan Blonk, em 2013 fez parte da Orchestra Young of the Americas, realizando turnês pela América Central. Em 2015 foi trompista da Orquestra do Tealtro del Lago (Chile). Atualmente é professor de trompa na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, integrante do Sexteto de 7 e do Bronzes da Amazônia.

THAÍS CRISTINA SANTANA CARNEIRO

Thais siteGraduada em Farmácia pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA-1993), Mestra em Educação Musical (UFPA-UFBA); Professora de Violino do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA, desde 1993. Violinista atuante em Belém-PA.

 

 

 

 

 

THIAGO LEVY PINHEIRO DO LAGO

 Levy 2

Possui graduação em Bacharelado em Música - Saxofone pela Universidade do Estado do Pará, na qual monitorou durante os anos de 2006 e 2007. Tem curso técnico em Improvisação, prática de Big Band, prática de Conjunto e Saxofone Popular pela Escola de Música de Brasília. Lecionou na turma de Saxofone do Conservatório Carlos Gomes entre os anos de 2006 e 2009. Atualmente é professor na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, ministrando as disciplinas de Saxofone, matérias teóricas e direção de grupos artísticos no Curso Técnico.          

 

 

VANILDO PALHETA MONTEIRO

vanildoÉ doutor em Música pela UNESP. Estudou regência com Enrique Rueda, Guta Malevica e Rodney Eichenberger. Formou-se em Percussão pelo Conservatório Carlos Gomes e em Canto Lírico pela EMUFPA. Licenciou-se em Música pela UEPA. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes- RJ. É Mestre em Etnomusicologia pelo Minter UFBA/UFPA. Tem participado de Seminários, Convenções e Festivais de Música, onde merecem destaque: VI ENABET (PB), Mostra Internacional de Percussão (SP), I Encontro Latino-Americano de Educação Musical (BA), II Encontro Latino-Americano de Percussão (RS), Percussive Arts Society International Convention (Orlando-FL), entre outros. Desde 2002, tem preparado o Coro Lírico dos Festivais de Ópera do Theatro da Paz, em dezenas de montagens de óperas. Atualmente é professor de Percussão e Canto Lírico da Escola de Música da UFPA, Regente do Grupo de Percussão da EMUFPA e do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

 WALTER DA SILVA ALMEIDA

vPossui Pós-Graduação em Educação Musical pela Faculdade São Fidelis - RJ (2015), Licenciatura em Educação Artística - Hab. Música pela UFPA (2005), Técnico em Bateria pelo Conservatório Carlos Gomes (2006) e Técnico em Instrumentista de Bandas - Big Band pela Emufpa (2008). Foi baterista da Banda do Exército de 2003 a 2012 e da Banda da Guarda Municipal de Belém 2012 a 2016, além de ter atuado como sideman e baterista de diversas bandas e grupos musicais em festivais nacionais e internacionais. Atualmente é professor efetivo de Bateria da Emufpa e participa como colaborador em projetos de Pesquisa e Extensão com ênfase em Práticas Interpretativas na Música Popular - em especial o Jazz e a Música Instrumental Brasileira - e da Percussão nos Ritmos do Pará.

- Em Construção - 

 

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007
E-mail. emufpa@ufpa.br
Tel. +55 (91) 3242-6233