ADALBERTO ALEIXO TEIXEIRA

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela UFPA (1990). Especializou-se em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade Estadual do Pará - UEPA (1996). Concluiu o Mestrado em Música - Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2010). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1992. Já ocupou cargos de Coordenador de Ensino, Vice-Diretor e Diretor da Escola de Música da UFPA. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola de Música da UFPA.

ADRIANA CLAIREFONT MELO COUCEIRO

Paraense, concluiu o Curso Técnico em Piano no Conservatório Carlos Gomes, em 1990. Bacharel em Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda - pela Universidade Federal do Pará, em 1995. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Pará, em 1996. Licenciada Plena em Educação Artística - habilitação em Música - pela Universidade do Estado do Pará, em 2000. Possui Mestrado em "Enseñanza y Aprendizaje Abiertos y a Distancia" pela Universidade Nacional de Educação a Distância/Espanha, em 2002. Atualmente, cursa o Doutorado em Estudos Culturais na Universidade do Minho/Portugal. Professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, no núcleo de Piano, desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, extensão universitária, gestão universitária, avaliação institucional.

ADRIANA VALENTE AZULAY 

Membro da Academia Paraense de Música, ocupa a cadeira de número 36 que tem como Patrono o pianista Mario Neves. Bacharel em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2000), Possui Mestrado em Música de Câmara, Piano pela Universidade Estadual de Karlsruhe, Alemanha (2004) e Doutorado em Música de Câmera pela Universidade de Música de Saarbrücken, Alemanha (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical. Esteve na Direção da Escola de Música da UFPA durante o biênio 2010/2012. Atualmente está na direção do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

ALESSANDRA FERREIRA DE CASTRO

Mestre em Música pela University of Missouri, USA (2007), Bacharel em Música, Habilitação Contrabaixo pela Universidade do Estado do Pará (2000), Técnica em Música, Habilitação: Contrabaixo pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (1996). Lecionou no curso de Bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará as disciplinas: Contrabaixo, Música de Câmera, História da Música e Prática de Orquestra, nos anos de 2005 a 2009. Atualmente é Prof. de Contrabaixo e Teoria da EMUFPA e Coordenadora do Laboratório de Teoria e Percepção da EMUFPA, atuando nas disciplinas: CLM I, CLM II, LInguagem I e História da Música.

ALEXANDRE LUCAS DO CARMO CONTENTE 

Professor efetivo da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. É licenciado em Educação Artística - habilitação Música (Universidade do Estado do Pará, 2005), bacharel em música - habilitação piano (Universidade do Estado do Pará / Fundação Carlos Gomes, 2016), mestre em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2010) e doutor em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2012). Atua na educação profissional em Música, nas áreas de teoria e percepção musical, história da música, piano e correpetição.

ANDRÉ ALVES GABY

Possui graduação em Bacharelado em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2004). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará. Especializado em Composição, com a obra Stravinskyana, concluiu em 2012 o Mestrado em Prepolifonia (Canto Gregoriano), no Conservatório Giuseppe Verdi - Turim. Já atuou como docente em todos os Cursos Superiores de Música de Belém, sua cidade Natal. Tem experiência com disciplinas teóricas, tais como: Análise Musical, Harmonia, História da Música, Teoria da Música, Arranjo; e práticas: Laboratório de Teclado, Percepção Musical, Piano, Prática Musical em Conjunto. Como musicista, vem atuando largamente em Belém e Europa como pianista, organista, corista, regente coral e pesquisador. Foi bolsista SANTANDER Jovens Pesquisadores em Madrid, junto à Academia de Bellas Artes San Fernando, com a pesquisa sobre o Cantochão dos Mercedário do Convento das Mercês do Pará. É atualmente diretor da Schola Gregoriana "Ad te levavi", do Coro Gregoriano feminino "Vox Cordis Mariae" e do Coro polifônico de Música Sacra "O Som da Palavra"

ANTONIO DE PÁDUA ARAÚJO BATISTA

Graduado no Curso de Licenciatura Plena em Ed. Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Pós-Graduado com Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ed. Tecnológica - FACETE/INTA. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor da Escola de Música da UFPA - EMUFPA/ICA, onde exerce a função de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - VIola e Violino. Desenvolve também atividades de Extensão Universitária como Coordenador e Professor do Projeto PIBEX "Violino em Grupo: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem em Crianças com Autismo e Crianças com Síndrome de Down", vinculado ao Programa Cordas da Amazônia e desenvolvido no PPGARTES.

ÁUREO DEO DE FREITAS JÚNIOR

Possui graduação em Violoncello Performance pela University of Missouri (Columbia, 1989), mestrado em Violoncello Performance pela Louisiana State University (Baton Rouge, 1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina (Columbia, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA) onde ensino no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e Escola Técnica de Música (EMUFPA). Na extensão universitária, coordena a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) e Programa Cordas da Amazônia. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA). Na gestão, coordena o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas (NAPNE).

BIRAELSON MAGALHÃES CORRÊA

Doutor em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA / Escola de Música (2012). Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (2003), Especialização em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2000), Licenciatura em Ed. Artística - Habilitação em Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999), Bacharel em Ciências Contábeis pela União das Escolas Superiores do Pará - UNESPA (1990). Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências da Arte. Possui experiências na área de Artes, com ênfase em Regência de Banda, Prática Instrumental (Metais - Trompete), História da Arte, vem atuando principalmente nos seguintes temas: música, prática instrumental, formação profissional, metodologia e educação musical.

CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS 

Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2010) em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia, e Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (2004). É professor efetivo da Escola de Música da UFPA desde 2006, e foi professor do Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (2005-2006) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (2002-2006). Atua como correpetidor, professor de percepção, teoria, estruturação e piano, arranjador e compositor.

CELSON HENRIQUE SOUZA GOMES

Possui graduação em Superior de Instrumento Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1990), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará, foi membro do comitê gestor institucional da Universidade Federal do Pará, diretor geral do Instituto de Artes da UFPA da Universidade Federal do Pará e coordenador do Programa Coroatá da Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor de violino na Escola de Música da UFPA, e coordenador do projeto de extensão Sarauparauara. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, educação musical e aprendizagem musical.

CRISTIAN DE PAULA BRANDÃO 

Natural de Rio Claro- SP, Cristian Brandão é professor da Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso de Bacharelado em Música-Violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte na classe do professor Fábio Presgrave, onde pôde desenvolver trabalhos técnicos e pedagógicos nos projetos de extensão da UFRN. Como integrante do grupo UFRN CELLOS realizou concertos pelo nordeste e sudeste. Ao final do seu curso de graduação, Cristian Brandão recebeu o prêmio de "Medalha de Mérito Estudantil". Em São Paulo, atuou na orquestra Bachiana Filarmônica Jovem, Orquestra de Santo André, foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Limeira, primeiro violoncelo da Sinfônica de Rio Claro, membro da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Camerata Brasiliana, que em 2005 teve a oportunidade de fazer turnê por Angola e África do Sul. Em 2015, obteve o título de mestre pelo curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo bolsista Capes até julho de 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Durval da Nobrega Cesetti.

DIONE COLARES DE SOUZA

Mestre em performance vocal pela University of Missouri- Columbia (EUA), Licenciada Plena em Educação Artística - Música com pós graduaçao lato - sensu em Fundamentos da Linguagem Músical. Diplomada em Canto Lírico pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e em Piano pela Escola de Música da UFPA. Participou como solista de várias edições do Festival Internacional de Música do Pará, Festival de Ópera do Theatro da Paz, Festival Cultural de Fort-de-France na Martinica e Encontro de Arte de Belém. Em 2005 realizou turnê por cinco capitais brasileiras através do projeto FUNARTE Circulação de Música de Concerto, em 2010 foi novamente premiada pela FUNARTE no edital Circulação de Música Clássica, realizando com o Trio da Canção Brasileira, turnê por sete cidades brasileiras, além de apresentações em 2009 na Guatemala, Panamá, Costa Rica a convite do Itamarati, em 2013 nos EUA e em 2015 em São Paulo. Gravou cinco CD's da série Uirapuru, O Canto da Amazônia da Secult/PA. Responsável pelo Festival de Ópera da Secretaria de Cultura do Estado de 2007 a 2010, foi diretora geral e artística na produção de dez óperas durante esse período e diretora do Theatro da Paz. É da carreira docente da Universidade do Estado do Pará e da Escola de Música da UFPA. 

ELIELSON DA SILVA GOMES

Possui Pós-Graduação em Fundamentos da Criação Musical pela Universidade Federal do Pará (2010) e Bacharelado em Música Habilitação Trompete pela Universidade do Estado do Pará (2005). Atualmente é Professor de Trompete na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Primeiro Trompete nos seguintes grupos: Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atua também como músico arranjador de diversos grupos camâra.

 ELIENAY GOMES CARVALHO

Bacharel em Música (trombone) pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000). Atualmente é Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui especialização em Fundamentos da Musicoterapia pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER (2006), especialização em Fundamentos da Criação em Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010) e mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010).

HERSON MENDES AMORIM

Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará (2008) e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (2012). Foi 1ª clarineta solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atualmente é professor de clarineta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Belém - PA). Desenvolve investigações voltadas para a contribuição das bandas de música na formação dos instrumentistas de sopro. Participou de inúmeros festivais de música no Brasil e no exterior como Fortaleza, Brasília, Jaraguá do Sul, Poços de Caldas, Campos do Jordão, Mendoza (Argentina) e Wroclaw (Polônia). Também desenvolve intensa atividade de música de câmara com clarinete e piano. Atualmente é doutorando pela Unicamp.

HUMBERTO VALENTE AZULAY

Possui graduação em Bacharelado em Música (Piano) pela Universidade do Estado do Pará (2005) , Especialização na área de Composição e Arranjo pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestrado em Artes pela Universsidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em piano.

ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA

Mestre em Artes pelo Programa Profissional da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Universidade Federal do Pará - UFPA (2016), com pesquisa na área de ensino e aprendizagem de improvisação na música popular. Especializado em Fundamentos da Criação em Música pela UFPA (2010), Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2007) e Técnico em Música  - piano - pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Professor efetivo da Escola de Música da UFPA - EMUFPA, leciona no nível técnico como professor de piano popular/teclado, teoria e percepção musical e pianista correpetidor. É coordenador do Projeto de Pesquisa da EMUFPA entitulado "A formação trio piano, contrabaixo e bateria no jazz e na música brasileira". Atua também como pianista/tecladista em grupos de música popular em Belém-PA.

JACOB FURTADO CANTÃO

Doutor em Música (Execução musical - clarineta) pela Universidade Federal da Bahia. De sua atividade acadêmica consta graduação em Educação Artística Habilitação Música pela Universidade Estadual do Pará (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado pela mesma universidade (2009). É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música - performance - Clarineta. Dedica-se a pesquisa sobre bandas no Pará. É líder do grupo de pesquisa - Execução Musical - GPEXMU registrado no CNPQ. Atualmente é o regente da Banda Sinfônica da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e líder do grupo de pesquisa em execução musical.

JOELMA DE ALMEIDA E SILVA BEZERRA

Mestre em Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES do Instituto de Ciências da Arte - ICA/ UFPA . Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música - UFPA. Possui Curso Técnico em Instrumento - Canto Lírico pela Escola de Música da UFPA - EMUFPA. Atualmente é professora de Canto Popular da Escola de Música -EMUFPA/ICA/UFPA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Coro Cênico, Arranjo Vocal, Produção de CDs, Música Vocal, Regência Coral, Preparador Vocal e Pesquisa em Música na Amazônia.

JOSÉ AGOSTINHO DA FONSECA JÚNIOR

Possui graduação em Bacharelado em Música - Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará (2011) e graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2006). Atualmente é instrutor musical da Fundação Amazônica de Música, coordenador musical - Paróquia Santo Antônio de Lisboa, maestro titular - Paróquia Santo Antônio de Lisboa e maestro assistente - Theatro da Paz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

 

 

JOZIELY CARMO DE BRITO

Doutora em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2010) e Mestre em Música - concentração em Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2012). Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música (Universidade do Estado do Pará, 2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Musical, com ênfase na Educação Infantil. 

 

 

LEONARDO JOSÉ ARAÚJO COELHO DE SOUZA

Pianista, compositor e regente. Possui mestrado em piano performance pela University of Missouri-Columbia (2001). Atualmente é professor do ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Gerente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2007-2010); Diretor de Cultura PROEX/ UFPA. Fundador, pianista e regente da Orquestra de Música Latina da UFPA.

 

 

LUCAS CESAR OLIVEIRA IMBIRIBA

Graduado em Violão Erudito pela Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha. Mestrado (Master of Arts-Guitar) pela Mozarteum Universitaet Salzburg, Áustria. Curso Técnico de Pós-Graduação em Violão Erudito - Meister Klass Diplom - pela Hochschule fuer Musik Nuernberg-Augsburg, Alemanha. Já realizou concertos em mais de 20 países, na Europa, África, Ásia e América Latina e Caribe. Foi solista de algumas das mais prestigiosas orquestras européias, tais como: Orquestra David Albet de Barcelona, Brandenburguishes Staatsorchester de Brandenburgo, Grosses Orchester de Graz, Moscow City Shymphony de Moscou entre outras. Igualmente apresentou-se em prestigiosas salas européias como L'Auditori de Barcelona, Nikolaisaal de Potsdam, Stefaniensaal de Graz, International Hall of Music de Moscow, entre outras. Recebeu 13 Prêmios em Concursos Internacionais, dos quais em oito (8) obteve a primeira colocação. Foi jurado de concursos internacionais de violão na Espanha e na Rússia. Nos últimos anos, tem aliado sua performance e virtuosismo técnico à criação de pontes entre a música erudita e a popular, realizando concertos solo com orquestras russas onde suas composições populares são executadas, através de arranjos de sua própria autoria. Até Dezembro de 2013 foi Professor da Vaterstetten Musikschule, em Munique. Ministrou várias Masterclasses na Espanha, Brasil, Trinidad Tobago, Rússia, dentre outros.

 

 

LUIZ GONZAGA ANTUNES DE MATOS

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (1992). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

 

 

LUIZ OTÁVIO DOS SANTOS ALBUQUERQUE

É bacharel em Oboé pela Universidade Federal de Pernambuco (1994). É Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Professor de nível básico, técnico e tecnólogo da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes (música), com ênfase em Instrumentação Musical (Oboé), atuando principalmente nos seguintes temas: musica de câmara e prática de conjunto.

 

 

MÁRCIA JORGE ALIVERTI

Doutora em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia, Mestra em Musicologia pela Universidade de São Paulo, Especialista em Canto Lírico pela Arts Academy di Roma (Itália) e Graduada em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará. Tem formação técnica em Violino e Canto lírico pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém-PA. Atualmente é professora de Canto Lírico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Artista atuante no cenário regional e nacional, como violinista já foi membro da Orquestra de Câmera do Pará, Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz. Já cantou em palcos internacionais nos EUA, Itália, França, Portugal, Argentina e em várias capitais brasileiras, tendo sido pioneira na divulgação do Canto Lírico nas cidades do interior do estado do Pará através do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes. 

 

 

MARIA JOSÉ PINTO DA COSTA DE MORAES

Doutora em Etnomusicologia UFBA/UFPA (2012). É graduada em Licenciatura em Música (1985) e Bacharelado em Flauta Transversal (1984) pela Universidade de Brasília. É Mestre (2003) em Artes/Musicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, flauta transversal, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Musical e Etnomusicologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos Etnomusicológicos no Pará e História da Música no Pará.

 

 

MARIA LÚCIA DA SILVA UCHÔA

Possui graduação em Educação Artística - Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (1992), especialização em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade do Estado do Pará (1995) e mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Bandas, Educação Musical, Pará, Amapá.

 

 

MAVILDA JORGE ALIVERTI RAIOL

Possui graduação em Educação Artística - Habilitação em Desenho pela União das Escolas Superiores do Pará (1991), mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atua como professora da Escola de Música da Universidade Federal do Pará na carreira de Ensino básico, técnico e tecnológico de música nas disciplinas Piano, Teoria, Percepção Musical e Flauta Doce. Na graduação, atua nas disciplinas Estágio e Construção de Texto, Música Brasileira, Apreciação Musical, Percepção Musical e Orientação de TCC. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, Etnomusicologia atuando principalmente nos seguintes temas: educação, música e pesquisa.

 

 

 

MILTON JOSÉ ATHAYDE MONTE

Cantor Lírico, Regente Coral e Professor. Barítono paraense diplomado pela Guildhall School of Music and Drama (2000), Bacharel em Canto pela UNESP (1994). Milton Monte é Professor da Escola de Música da UFPA na cadeira de Canto Lírico desde 2002 onde criou o Núcleo de Música Antiga e coordenou o projeto Música e Cultura no Museu de Arte Sacra (Bolsas PIBEX 2008-09); Milton fundou e dirigiu o Madrigal da UEPA durante 11 anos (2001-2012). Em São Paulo atuou como cantor no Coral Paulistano (1994-98) e no Coral Lírico (1993) do Teatro Municipal de São Paulo, onde teve como regentes Samuel Kerr e Marcelo Mechetti. Atuou como solista em obras como Les Fontaines de Versailles (de Lalande), Roméo et Juliette (Gounod), Ézio em Roma (Jommelli), Judith, Te Deum, Le Reniement de Saint Pierre, Actéon e Les Plaisirs de Versailles (Charpentier), Carmen (Bizet), dentre outras. Atuou como solista da Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, com direção de Luís Otávio Santos, com a qual gravou dois CDs. Coordena na Escola de Música da UFPA o projeto de Extensão Estúdio Ópera Pará-Amazônia, vencedor do prêmio PROEX (2012) e contemplado com bolsas PIBEX (2012, 2013, 2014 e 2015), criado em 2011, com o qual vem estimulando o cenário operístico-acadêmico regional integrando suas atividades com outras instituições (Instituto Estadual Carlos Gomes e Universidade do Estado do Pará).

 

 

 

ROMULO MOTA DE QUEIROZ

Doutor em Educação Musical e mestre em Execução Musical (Piano) pela Universidade Federal da Bahia (2005). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística em Música pela Universidade Federal do Pará (2002). Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) desde 2007. Tem atuado nas áreas da pedagogia do piano, pedagogia da percepção musical e performance musical. 

 

 

ROSA MARIA MOTA DA SILVA

Possui mestrado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: pássaro junino, cordão de pássaro, teatro popular musicado, cordões e educação musical.

 

 

SÓSTENES DIAS SIQUEIRA 

Pós-Graduado pela Universidade do Estado do Pará em Docência da Educação Superior e graduado em Bacharelado em Música também pela Universidade do Estado do Pará. Foi professor da Fundação Amazônica de Música e professor Substituto - Trompa - pela Universidade Federal do Pará. Foi bolsista no Festival de Nova Friburgo; estudou com o Prof. Holger (Alemanha), Cisneiro Andrade (Paraíba), Yuri Zuvanov (Brasília), Adalto Soares(Tatuí), Joaquim Silva(Tatuí) e Corina Liefers (Holanda). Em 2012, fez o intercâmbio na Holanda (Arnhem) a convite do professor Stefan Blonk, em 2013 fez parte da Orchestra Young of the Americas, realizando turnês pela América Central. Em 2015 foi trompista da Orquestra do Tealtro del Lago (Chile). Formado pelo Professor Dr. Antônio Augusto, atualmente é professor de trompa na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, integrante do Sexteto de 7 e trompista do Bronzes da Amazônia.

 

 

THAÍS CRISTINA SANTANA CARNEIRO 

Graduada em Farmácia pelo Centro de Ensino Superior do Pará (CESUPA-1993), Mestra em Educação Musical (UFPA-UFBA); Professora de Violino do ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPA, desde 1993. Violinista atuante.

 

 

THIAGO LEVY PINHEIRO DO LAGO

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará, na qual monitorou durante os anos de 2006 e 2007. Tem curso técnico em Improvisação, prática de Big Band, prática de Conjunto e Saxofone Popular pela Escola de Música de Brasília. Lecionou na turma de Saxofone do Conservatório Carlos Gomes entre os anos de 2006 e 2009. Atualmente é professor na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, ministrando as disciplinas de Saxofone, matérias teóricas e direção de grupos artísticos no Curso Básico e Técnico.

         

VANILDO PALHETA MONTEIRO

Natural de Belém, estudou regência com Enrique Rueda, Guta Malevica e Rodney Eichenberger. Formou-se em Percussão pelo Conservatório Carlos Gomes e em Canto Lírico pela EMUFPA. Licenciou-se em Música pela UEPA. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes- RJ. É Mestre em Etnomusicologia pelo Minter UFBa/UFPa. Tem sempre participado de Seminários, Convenções e Festivais de Música, onde merecem destaque: VI ENABET (PB), II SIMPOM (RJ), Mostra Internacional de Percussão (SP), XII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (RJ), I Encontro Latino-Americano de Educação Musical (BA), II Encontro Latino-Americano de Percussão (RS), Percussive Arts Society International Convention (Orlando-FL), entre outros. Desde 2002, tem preparado o Coro Lírico dos Festivais de Ópera do Theatro da Paz, nas seguintes montagens: Macbeth, Il Trovatore e Rigoletto de Verdi; Viúva Alegre de Lehàr; I Pagliacci de Leoncavallo; Flauta Mágica de Mozart; Carmen de Bizet; Il Barbiere di Siviglia e La Cenerentola de Rossini; Madama Butterfly, La Bohème e Tosca de Puccini; Iara e Bug Jargal de Gama Malcher; entre outras. Atualmente é professor de Percussão e Canto Lírico da Escola de Música da UFPA, Regente do Grupo de Percussão da EMUFPA e do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, e cursa o doutorado em Música pela UNESP - SP sob a orientação da Profa. Dra. Margarete Arroyo.

Clique aquiu

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007
E-mail. emufpa@ufpa.br
Tel. +55 (91) 3242-6233