CEMID

A missão do Centro de Memória informação e Documentação (CEMID) é fornecer e disseminar informação à comunidade da EMUFPA de modo presencial e em meio à rede, contribuir para afirmação profissional e para o espirito de cidadania. Ser referência em gestão da informação e disseminação do conhecimento na Área da Música, na UFPA, é a visão do CEMID.  

O CEMID surgiu a partir do projeto de extensão “Implantação de Centro de Memória, Informação e Documentação na Escola de Música da UFPA”, que teve início em 2015 e foi finalizado no em fevereiro de 2016. O projeto teve como objetivo reorganizar, num único espaço, um riquíssimo acervo da escola, acervo este híbrido, contendo documentos bibliográficos e documentos arquivísticos, os quais vinham somando perdas em suas composições devido a mudanças de locais. Esses acervos se encontravam divididos em 02 espaços: Av. Magalhães Barata, onde funcionava um posto de atendimento aos usuários que consultavam e emprestavam os livros; Av. Conselheiro Furtado, onde encontravam-se os documentos arquivísticos, vinis, dvd’s, os quais foram removidos para o Hotel Zoghib (onde a EMUFPA funcionou temporariamente). Atualmente estes acervos encontram-se reorganizados, catalogados e disponibilizados num único espaço, o novo prédio da Escola, localizado na Av. Conselheiro Furtado.

CONSTITUIÇÃO DE ACERVO BIBLIOGRÁFICO

Com acervo especializado em assuntos específicos na área da Música, formado por livros, periódicos nacionais e estrangeiros, teses, obras de referência, obras raras e multimeios, que abordam assuntos como teoria musical, História da música ocidental, música popular, arranjos, solfejo, técnica instrumental, música e tecnologia e etc., constitui-se numa valiosa fonte de informações cuja utilização é feita com frequência por pesquisadores da própria EMUFPA e outras instituições.

O acervo se encontra a disposição do público em geral para consulta e empréstimo, sendo que este último é permitido apenas aos alunos, professores e funcionários vinculados à UFPA. Abaixo seque quadro demonstrativo com acervo geral por cada tipo de material, ressaltando-se que livros, teses, dissertações, monografias de pós-graduação, periódicos são inseridos no Sistema PERGAMUM. Os demais materiais são ainda tratados manualmente.

 

Acervo/Especificação

Títulos

Exemplares

Livros*

695

1.296*

Periódicos NacionaisPerg

0

0

Periódicos NacionaisKardex

65

65

PeriódicosEstrangeirosManual

0

0

Periódicos EstrangeirosPergamum

0

0

Dissertações

6

6

Teses

4

4

Partituras

800

800

Fitas de áudio

21

21

Fitas VHS

76

76

CD-Rom

175

175

CD-RomPergamum

0

0

DVD

22

46

Doc.Arquivisticos

2.500

2.500

Outros materiais***

19

36

Total

4.383

5.025

*Deste total de exemplares de livros, ainda precisam ser catalogados e classificados cerca de 601 unidades.

   

 SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA

Catálogo do acervo impresso disponível para consulta local

Acesso disponível pela Intranet aos serviços

Acesso disponível pela Internet ao acervo eletrônico

Orientação e normalização de trabalhos acadêmicos

Horário de funcionamento diário ininterrupto

Acessibilidade do site na Web

Capacitação de usuários (presencial)

Pesquisa bibliográfica

Empréstimo e Concsulta

 

 

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ATENDIMENTO ON LINE

A Biblioteca oferece aos usuários levantamento bibliográfico quando solicitada, assim como atendimento on line, o qual consiste na listagem do acervo e envio de documentos  por e-mail.

PROJETOS

Atualmente o CEMID possui uma parceria com as faculdade de Biblioteconomia e de Arquivologia, um projeto de extensão que se chama “Práticas de atividades de extensão”, o qual consiste em práticas de catalogação e classificação de livros, documentos arquivísticos, cd’s, dvd’s, vinis, etc., que são tarefas executadas por discentes dos referidos cursos. Após a finalização das atividades executadas os participantes recebem um Certificado com a carga horária devida. Dentro deste projeto, pretende-se oferecer ainda mini-oficinas de restauro de livros, higienização de acervo e exposição de fotos e memória da Escola de Música da UFPA. Os responsáveis pelo Projeto são: Marcos Paixão (Bibliotecário), Professora Telam Sobrinho (Docente do Curso de Biblioteconomia) e o Professor Roberto (Docente de Arquivologia).

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca dA EMUFPA funciona de segunda a sexta no horário de 8h00 as 18h00, com perspectiva de extensão no horário de atendimento.

ufpa

 

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

End. Av. Conselheiro Furtado, 2007
E-mail. emufpa@ufpa.br
Tel. +55 (91) 3242-6233