Há 44 anos a Escola de Música da UFPA oferece à comunidade paraense o Encontro de Arte (ENARTE), momento de celebração musical através de recitais e shows gratuitos em diversos espaços artísticos de Belém. Por meio do ENARTE, a Escola de Música da UFPA – que há 54 anos forma profissionais da música no Pará – mostra o melhor da sua produção. Este ano a programação acontece de 30/11 a 09/12 e é constituída de 30 apresentações que acontecerão no Theatro da Paz, Teatro do Sesi, Sesc Boulevard, Auditório da EMUFPA, Espaço São José Liberto, Igreja de Santo Alexandre, além de espaços da própria universidade, como o Hall da Reitoria e o Auditório do ICB. Os grupos musicais são formados por professores, convidados e alunos de cursos técnicos, livres e projetos de extensão da EMUFPA.

A programação musical desta edição é bastante diversificada, buscando atender a diferentes expectativas do público. “O ENARTE é um espaço musical democrático no que diz respeito aos gêneros e estilos musicais. A programação prevê apresentações de música erudita (Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, grupos camerísticos diversos, canto lírico e outras formações), popular (Batalha das Bandas, EMUFPA Jazz Trio, Tropicália 50 anos, jazz bands e outros), e ainda apresentações cujo repertório não admite uma clara definição entre erudito e popular (Grupo de Percussão, Banda Sinfônica, Coral de Saxofones)”, afirma Carlos Pires, vice-diretor da Escola de Música. A programação completa está disponível no site da Escola de Música.

Enarte Acadêmico

Uma das novidades para este ano é o ENARTE Acadêmico, que irá anteceder a programação artística. Durante os dias 29 e 30/11 serão apresentadas comunicações científicas sobre Projetos de Pesquisa e Extensão realizados durante o ano de 2017. Embora esta primeira versão inclua apenas trabalhos submetidos por professores, toda a comunidade é convidada a conhecer a produção acadêmica da Escola de Música, que envolve as áreas da educação musical, musicologia, execução musical e composição musical. Não é necessário inscrição prévia para assistir às comunicações. Para o Prof. Adalberto Teixeira, coordenador geral do evento, “há uma  grande perspectiva de ampliação do evento para o próximo ano, abrindo a participação para todos os interessados em apresentar trabalhos nas subáreas da música”.

ENARTE Acadêmico: 29 e 30/11

Local: Escola de Música da UFPA

Horário: 9 às 12h / 14 às 18h

Programação:

ENARTE Artístico: 30/11 a 09/12

Locais: Theatro da Paz, Teatro do Sesi, Sesc Boulevard, Auditório da EMUFPA, Espaço São José Liberto, Igreja de Santo Alexandre, Hall da Reitoria e Auditório do ICB (UFPA)

Programação:

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.