Imagem 14

Márcia Kambeba em performance musical com Lucas Imbiriba (violão) e Joelson Lopes (percussão).

Escola de Música realiza I Semana de Música indígena

Acontecerá entre os dias 16 e 20 de abril a I Semana de Música indígena da Escola de Música da UFPA, que irá trazer palestras, mesas-redondas, exposições de fotos e de instrumentos musicais,  exibição de documentários, além de rodas de conversa e muitas apresentações musicais. O evento é gratuito e aberto ao público interessado em geral. O objetivo principal da instituição é dar visibilidade para a música indígena, um tema que não é amplamente divulgado.

A pedagoga e antropóloga Audrei Alencar, coordenadora do evento, explica que a ideia de realizar a I Semana de Música indígena surgiu a partir da elaboração do Calendário Acadêmico de 2018 da EMUFPA. “Não há nenhuma obrigatoriedade na legislação quanto à realização de eventos como este, como existe em relação ao dia da consciência negra, mas entendemos a necessidade de discutir o tema, que é tão relevante, especialmente na Amazônia”.

Como participação especial, o evento irá trazer Márcia Kambeba, que é cantora, compositora, e ativista da causa indígena. O público terá a oportunidade de dialogar com alguém que tem bastante experiência na temática a ser abordada, e também de apreciar o espetáculo que ela irá apresentar, acompanhada de músicos da EMUFPA, logo após a mesa-redonda.

Programação musical

Além da apresentação de Márcia Kambeba, haverá recitais de diversos grupos artísticos da EMUFPA. Na programação consta espetáculos de canto coral, banda sinfônica, quarteto de saxofones, orquestra e piano solo. O diferencial é que todos apresentarão ao menos uma composição musical relacionada à cultura indígena. Inclusive, a Banda Sinfônica da EMUFPA apresentará arranjos inéditos para duas composições de Márcia Kambeba, assinados pelo maestro e professor Agostinho Fonseca Júnior.

A programação fecha com a palestra musical da psicóloga Renata Almeida (CRP 1005197), que irá abordar a ancestralidade da música indígena. Para se inscrever na I Semana de Música indígena da EMUFPA basta enviar um e-mail com nome completo para o endereço do evento. Os participantes também poderão realizar as inscrições durante a programação, no próprio Auditório da EMUFPA.

I Semana de Música indígena da EMUFPA

De 16 a 20 de abril