TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO DO VIOLONCELO DE PESSOAS COM AUTISMO E PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Coordenador: Áureo Déo Defreitas Junior

Colaborador: Antônio de Pádua Araújo Batista

Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo geral promover o desenvolvimento de tecnologia assistiva visando coloca-las junto a um segmento do corpo, para garantir melhor posicionamento, estabilização e/ou função do aluno ao manusear o arco do violoncelo. Para tanto, constituem objetivos específicos: (1) Desenvolver e testar uma órtese para ajudar adolescentes com TEA e adolescentes sem o transtorno a segurarem o arco de violoncelo de forma eficaz; (2) Promover aulas de violoncelo para adolescentes com TEA e adolescentes sem o transtorno visando observar o aprendizado musical destes participantes. O projeto conta com bolsistas de diferentes níveis de formação, tendo obtido bolsas de estudos para sua implantação.


 A PERCUSSÃO NOS RITMOS PARAENSES “CARIMBÓ” E “LUNDU MARAJOARA”

Coordenador: Vanildo Palheta Monteiro

Colaborador: Walter da Silva Almeida

Resumo: O projeto tem como objetivo geral investigar a utilização dos instrumentos de percussão nos Ritmos Paraenses “Carimbó” e “Lundu Marajoara”. Para tanto, constituem objetivos específicos: (1) Verificar a configuração instrumental percussiva utilizada nessas duas manifestações; (2) Analisar ritmicamente as levadas dos instrumentos de percussão nessas manifestações; (3) documentar essas manifestações por meio de gravações em áudio e em vídeo; (4) produzir acervo de partituras desses ritmos pesquisados.

O projeto tem abrigado novas pesquisas, especialmente trabalhos de conclusão de curso de graduação e técnico de nível médio. 


MÚSICA EM EDIÇÃO: A OBRA DE ALTINO PIMENTA

Coordenador: Rômulo Mota de Queiroz

Colaboradoras: Joelma de Almeida e Silva Bezerra e Gabriella de Mattos Affonso

Resumo: Tem como objetivo geral editar e editorar a obra completa do compositor Altino Pimenta e realizar ações decorrentes do processo de edição, visando a divulgação de sua obra. Para isto, apresenta como objetivos específicos: (1) Realizar o levantamento geral de obras do compositor Altino Pimenta; (2) Realizar trabalhado de edição e a editoração da obra completa do compositor; (3) Divulgar as obras do compositor por meio de interpretações públicas, gravações e palestras; (4) Capacitar alunos na prática da edição e editoração musical; (5) Higienizar, desmetalizar, acondicionar e sistematizar o acervo documental Altino Pimenta da EMUFPA em parceria com o projeto "Acervo Altino Pimenta na EMUFPA: Constituição e lançamento”; (6) Realizar arrolamento, tratamento e digitalização das fontes primárias de diversas ordens na posse da família de Altino Pimenta; (7) Retomar as digitalizações do material sobre Altino Pimenta de posse da EMUFPA; (8) Aperfeiçoar o website do compositor com inserção de conteúdos sobre sua vida e obra.


HISTORIOGRAFIA DA CLARINETA NO PARÁ

Coordenador: Herson Mendes Amorim

Colaboradores: Marcos Jacob Costa Cohen

Bolsistas: Marcos Oliveira Jr e Albino da Silva Bisneto; Thiago Lopes (externo).

Resumo: Trata-se de proposta de investigação e catalogação de dados históricos sobre a clarineta no estado do Pará e sobre os personagens históricos com ela relacionados no decorrer dos séculos.

Apresenta os seguintes objetivos específicos:

  • Investigar os personagens históricos relacionados à clarineta no Pará;
  • Investigar as contribuições desses personagens para o desenvolvimento e difusão do instrumento no Pará;
  • Investigar os aspectos educacionais históricos da clarineta no Pará;
  • Montar um panorama da história da clarineta no estado do Pará;
  • Lançar um livro sobre a história da clarineta no Pará, com todo o material coletado pela pesquisa.

O projeto conta atualmente com auxílios junto à PROPESP, por meio dos seguintes editais: Edital 011/2021 – PROPESP: Bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio PIBIC-EM e Edital 04/2021 – PROPESP: Bolsa Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador – PRODOUTOR 2021.


PLEYEL DE CHOPIN: CARACTERÍSTICAS DO PIANO, LEVANTAMENTO NO BRASIL E PERFORMANCE

Coordenadora: Gabriella Affonso

Colaboradoras: Tassiane Carvalho Ribeiro e Andréia Rodrigues Silva (discentes)

Resumo: O projeto investiga a performance da música de Chopin em pianos históricos da marca Pleyel de cordas paralelas, apontando as principais características físicas, mecânicas e sonoras desse instrumento; propõe também, fazer um levantamento sobre os pianos Pleyel existentes no Brasil e a localizar restauradores especialistas.  A coordenadora tem proposto e realizado diversas atividades, tais como: entrevistas com restauradores no Brasil, França, Bélgica, Polônia e Alemanha; ministração palestras e masterclasses em eventos nacionais e internacionais; além de participação em mesas-redonda e produção de artigos.

Apresenta os seguintes objetivos:

1) Identificar e descrever, a partir das leituras e entrevistas, os materiais específicos (como por exemplo tipos de martelos, feltros e cordas) que são determinantes para a produção do som característico do instrumento, e que, portanto, devem ser utilizados na restauração de um Pleyel, e relatar as principais caraterísticas de execução nesse piano bem como as respectivas diferenças em relação ao piano moderno.

2) Registrar material videográfico com a execução das obras selecionadas de Chopin nos pianos Pleyel.

3) Realizar recitais, masterclasses e palestras didáticas em instituições parceiras utilizando os pianos Pleyel selecionados, levando alguns discentes da EMUFPA para participarem dos mesmos. Na EMUFPA, executar masterclasses e palestras utilizando o piano moderno com ilustrações de vídeos ao piano Pleyel.

4) Produzir um e-book ao final do projeto sobre o tema da pesquisa.


FONTES E ACERVOS RELATIVOS À PRODUÇÃO E PRÁTICAS MUSICAIS DE FUNÇÃO RELIGIOSA NA AMAZÔNIA: ESTUDO HISTÓRICO E DIFUSÃO DO PATRIMÔNIO MUSICAL

Coordenador: Fernando Lacerda Simões Duarte

Colaboradores: Milton José Athayde Monte, Tainá Maria Magalhães Façanha, Guilherme Augusto de Ávila, Paulo Wesley Nascimento Rosa Brenda de Sena Cunha e Marcely Adriele Viana da Cunha

O projeto apresenta os seguintes objetivos:

1 - Editar obras musicais constantes nos acervos;

2 - Produzir estudos de história da atividade musical religiosa, a partir de análises musicais, dos dados obtidos no cruzamento com outras fontes, da relação entre a constituição de acervos e identidades locais, bem como de possíveis aproximações entre os métodos histórico e etnográfico de pesquisa;

3 - Buscar estratégias para a valorização do conteúdo do acervo por seus detentores mais próximos e pela sociedade em geral, bem como a geração de produtos – edições e material didático – a partir de tais vestígios materiais das práticas musicais do passado;

4 - Mapear novos acervos e contribuir com o tratamento de acervos musicais, se assim for proposto por seus detentores, o que se dará por meio de eventuais projetos de extensão no futuro.

Até o momento, já realizou as seguintes etapas:

1 – Produção de imagens digitais dos documentos musicográficos;

2 – Estudos de história da atividade musical religiosa;

3 – Produção de papers e artigos;

4 – Mapeamento de acervos e práticas musicais e estudo da atividade musical em seu contexto;

5 – Pesquisa de campo (com as devidas restrições) no Museu Nacional da Assembleia de Deus e na Sé de Belém;

6 - Estudo destas fontes com vistas à compreensão da produção e das práticas musicais em sua função social;

7-  Oferta de disciplinas relacionadas ao projeto;

8 - Tratamento de acervo: Sé de Belém e;

9 - Orientação de quatro pesquisas de iniciação científica (duas já concluídas e duas em andamento).


RABECAS E RABEQUEIROS: SABERES E PRÁTICAS

Coordenador: Celson Henrique Sousa Gomes

Colaboradores: José Alexandre Lemos; Alexandre Lucas do Carmo Contente; Adelbert Rodrigues de Santana Carneiro; Fernando Figueiredo de Oliveira; Camila Araujo da Silva e Elinalva Tamires Rodrigues Freitas.

Resumo: O projeto busca investigar a rabeca de Bragança (PA) em seu contexto.

Seus objetivos específicos compreendem:

  • Investigar quem fabrica rabecas na cidade de Bragança-PA, bem como especificidades dos processos de fabricação e resultados dessa construção. 
  • Investigar em quais lugares e momentos pratica-se a rabeca em Bragança-PA
  • Investigar como se pratica a rabeca em Bragança-PA, quem são as pessoas envolvidas nas ações de transmissão dessa prática.
  • Investigar de que forma os conhecimentos de construção e de pratica da rabeca são transmitidos em Bragança-PA.
  • Investigar a rabeca em seu aspecto físico/acústico.

Até o momento, o projeto relaizou as seguintes ações:

1) Execução de entrevistas com os artesãos locais;

2) Execução de entrevistas por meio de encontros e depoimentos presenciais em Bragança, no qual foi possível registrar momentos significativos do processo de construção de rabecas;

3) Obtenção de dados importantes sobre a formação dos artesãos entrevistados, bem como sobre suas atuações;

4) Participação em Workshop realizado no dia 22 de outubro de 2021, no Liceu de Música da UEPA, promovido pela UFPA, no qual a transmissão de conhecimentos sobre a execução da rabeca foi evidenciada nos depoimentos de rabequeiros bragantinos; e

5) Participação em Mesas Redondas e publicações de artigos.

O projeto recebeu premiação no II PREMIO PROEX DE ARTE E CULTURA DA UFPA e relaciona-se também com a recente criação do Laboratório de Manutenção de Instrumentos Musicais da EMUFPA e a oferta da disciplina (optativa) de Manutenção de Instrumentos de Cordas Friccionadas. 


CRIAÇÃO DO “ACERVO MUSA”: MULHERES NA MÚSICA DA AMAZÔNIA

Coordenadora: Dione Colares de Souza

Colaboradores: Leonardo José Araújo Coelho de Souza e Maria Lúcia da Silva Uchôa

Resumo: Tem como proposta construir o acervo da produção de compositoras da Amazônia paraense com obras registradas até a metade do séc. XX, bem como organizar o acervo pessoal da professora de canto lírico Marina Monarcha, personagem importante na história da EMUFPA. 

Os objetivos específicos compreendem:

  • Promover a pesquisa na área da memória, identidade, documentação, preservação e difusão do patrimônio cultural de nossa região, no que tange as práticas e representações musicais produzidas pela mulher na Amazônia paraense.
  • Desenvolver o Cancioneiro Feminino do Pará, enquanto trabalho inaugural do ACERVO MUSA, voltado à editoração e revisão crítica de canções manuscritas de autoria feminina no Pará até a metade do século XX.
  • Realizar registro fonográfico de parte das canções do Cancioneiro Feminino do Pará para integrar o acervo do projeto.
  • Organizar, higienizar, categorizar, digitalizar a documentação que constituirá a Coleção Artístico-didática Marina Monarcha, para integrar o ACERVO MUSA.
  • Ampliar a compreensão artística e sociocultural de nossa região, com ênfase nas práticas e
  • representações femininas no campo da música.
  • Fomentar o desenvolvimento acadêmico-científico na área de estudos culturais e de gênero a partir da perspectiva feminina que se projeta no discurso musical das fontes investigadas.
  • Promover o acesso da comunidade acadêmica e artistas às pesquisas sobre mulheres na música do Pará. 

 PROJETOS CADASTRADOS EM 2019

TRANSCRIÇÃO MUSICAL DAS PEÇAS DE MÁRCIA KAMBEBA

Coordenador: Carlos Augusto Vasconcelos Pires

Resumo: A proposta do presente trabalho é a de transcrever para partituras algumas peças compostas por Márcia Kambeba, compositora de canções de origem indígena. As peças a serem transcritas não constituem o repertório tradicional indígena, mas composições que trazem elementos musicais característicos desse repertório. Considerando o quase completo desconhecimento de peças musicais dos habitantes originais do Brasil, é de interesse para a comunidade musical o contato com esse repertório. As partituras resultantes serão incorporadas ao acervo didático da EMUFPA, e o projeto colaborará ainda com o registro das peças da compositora em partituras, permitindo o acesso aos meios legais de proteção dos direitos de autor. 


TRIO EMUFPA – MÚSICA DE CÂMARA PARA CLARINETE, TROMPA E PIANO

Coordenador: Sóstenes Siqueira

Colaboradores: Jacob Cantão e Humberto Valente Azulay

Resumo: O projeto Trio Emufpa – Música de Câmara para Clarinete, Trompa e Piano valoriza o trabalho camerístico para esta formação de clarinete, trompa e piano nos diversos espaços culturais na região metropolitana de Belém. Tem como finalidade primordial divulgar a música de câmara, visando o aprimoramento dos executantes, apresentando ao público paraense o trabalho musical desenvolvido pelos docentes da Escola de Música da UFPA. Concebido pelos professores envolvidos no projeto, este possui um cunho sociocultural inclusivo, servindo como ferramenta para atrair futuros discentes (dos respectivos instrumentos) para a Escola de Música da Universidade Federal do Pará. 


A ORDEM DAS MERCÊS E A PRÁTICA DO CANTO CHÃO NO PARÁ – HISTÓRIA, PALEOGRAFIA, PEDAGOGIA E PROSPOSTAS INTERPRETATIVAS

Coordenador: André Alves Gaby

Colaborador: Carlos Augusto Vasconcelos Pires

Resumo: O projeto de pesquisa se situa na subárea da musicologia e tem como objetivos: estudar a ligação, bem como as mudanças históricas da ordem mercedária paraense com as práticas medievais fundacionais estabelecidas por Pedro Nolasco (fundador da Ordem das Mercês) e seus seguidores; investigar as origens paleográficas da compilação Rituale Rituale/Sacri, Regalis, AC Militaris Ordinis/ B.V. Mariae Mercede/Redemptionis Cativorum/ad usum/Fratum Ejusdem Ordinis/Congregacione Magni Paraensi commorantium/jussu/R.P. Praedicatoris Fr. Joannis da Veiga/in Civitate Paraensi ejusdem Ordinis Commendatoris ela-/boratum, & lucem editum; investigar a possível interpretação musical de época dos cantos contidos no Rituale; além de  investigar a biografia de João da Veiga, autor do Rituale.


 A FORMAÇÃO TRIO PIANO, CONTRABAIXO E BATERIA NO JAZZ E NA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA

Coordenador: Leonardo Coelho de Sousa 

Colaboradores: Adelbert Rodrigues de Santana Carneiro e Walter da Silva Almeida

Resumo: Este projeto propõe uma investigação em torno da formação trio composta por piano, contrabaixo acústico e bateria, nos âmbitos do jazz e da música instrumental brasileira.   A partir da pesquisa bibliográfica, da apreciação de registros áudio e/ou visuais e entrevistas com músicos, pretende-se   fundamentar   bases   teóricas para     criação   de   um   grupo   artístico   composto   por   docentes   da Escola   de   Música   da   UFPA, que   tenha   como   premissa o desenvolvimento   de   ações   didáticas   visando     divulgação   da formação trio e sua importância nos referidos gêneros musicais. A formação trio   em   questão   também   tem   grande relevância no cenário   da   música   instrumental   brasileira   de   orientação jazzística, contexto   no   qual   os   grupos   buscaram   evidentes referências   ao   gênero   norte-americano – “destaque para os instrumentistas (improvisações, valorização  do   virtuosismo), a concepção harmônico melódica e os arranjos que empregam técnicas e formas   jazzísticas” (PIEDADE, 2005, p. 3)   -,   sem   deixar   de explorar   características   rítmicas     estilísticas   particulares   da música brasileira.  Merece menção também a produção de trios na cidade de Belém, onde será desenvolvida a pesquisa. Até então, foi possível levantar informações sobre alguns trios de destaque, que atuaram entre as décadas de 1960 e 1980, tais quais: Caciques Trio, Sam Leslie Trio, Guians de Barros trio e Álvaro Ribeiro trio. Embora existam poucos registros   dos   trios   paraenses   no   período   citado, entrevistas com músicos que integraram alguns dos grupos, sugerem que   estes   recebiam   direta   influência   dos   trios   dos   grandes centros, citados anteriormente. Em tempos mais recentes, trios de relevante atuação foram Pentagrama, Tymbres e Harpya Trio. No âmbito da EMUFPA, não há registro de   trios   com   as características   que   estão   sendo   discutidas, nem   de   ações semelhantes   ao   que   está   sendo   proposto.   A pesquisa sobre a formação trio no jazz e na música instrumental brasileira é uma inciativa dos professores Isac Almeida, Adelbert Carneiro e Walter Almeida - respectivamente, pianista, contrabaixista e baterista, como uma maneira de associar a investigação científica à prática artística e pedagógica. 


A PERCUSSÃO NOS RITMOS PARAENSES - CARIMBÓ E LUNDU MARAJOARA

Coordenador: Vanildo Monteiro

Colaborador: Walter da Silva Almeida

Resumo: O projeto pesquisa investiga a utilização dos instrumentos de percussão nos ritmos paraenses: “Carimbó” e “Lundu Marajoara” e seus   registros   em   partituras.  Justifica-se pela necessidade de se conhecer o fazer musical dos grupos pesquisados e a utilização dos instrumentos de percussão nos ritmos paraenses acima citados, que servirão  como   fonte   de   referência     futuros   estudos   acadêmicos   de percussão no Pará.  Destaque para a iniciativa  de  criação   de   um   grupo   de   pesquisa e performance com   alunos   de   percussão   da    Escola de   Música   da   UFPA e professores   do   projeto   para   a produção     divulgação   de um   acervo   de partituras inéditas dos ritmos paraenses: Carimbó e Lundu Marajoara.


 TRADUÇÃO POÉTICA DO TEXTO DAS 19 LIEBESLIEDER WALZER DE J. BRAHMS - PARA EXECUÇÃO MUSICAL DAS OBRAS EM PORTUGUÊS

Coordenadora: Márcia Aliverti 

Colaboradores: Maria Lúcia Silva de Azevedo e Milton José Athaíde Monte

Resumo: O projeto pretende efetuar a tradução poética - musical das 19 Liebeslieder Walzer de J. Brahms, do idioma original alemão, para o português. A tradução desses textos permitirá uma maior identificação do público com a obra, pois além da música como linguagem universal, trará o texto cantado em português, o que agrega significado à obra. Após a tradução, o conteúdo textual será disponibilizado no site da escola de música para pesquisas futuras.  


MÚSICA POPULAR: CONHECIMENTO, FAZER MUSICAL E REFLEXÃO A PARTIR DA MONTAGEM E REPERTÓRIO

Coordenadora:Joelma Bezerra

Colaboradores: Adelbert Rodrigues de Santana Carneiro e José Agostinho Fonseca Jr.

Resumo: O projeto de pesquisa investiga os pressupostos, procedimentos e metodologias que servem de base e sistematizam a oferta de ensino no Curso Técnico de canto popular na Escola de Música da UFPA a partir do repertório musical.


 PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E SUA INFLUÊNCIA NAS HABILIDADES DE PERCEPÇÃO MUSICAL

Coordenador:José Alexandre Lemos 

Colaboradores: Alessandra Ferreira de Castro, André Alves Gaby e Carlos Augusto Vasconcelos Pires

Resumo: O projeto de pesquisa investiga os pressupostos, procedimentos e metodologias que servem de base e sistematizam a oferta de ensino no Curso Técnico de canto popular na Escola de Música da UFPA a partir do repertório musical. 


ÓRTESE PARA VIOLONCELO COMO ACESSÓRIO FACILITADOR AO APRENDIZADO MUSICAL

Coordenador: Áureo Déo Defreitas Junior

Colaboradores: Ana Irene Alves Oliveira, Antônio de Pádua Araújo Batista, Gail V. Barnes, Pauliane Nascimento, Mônica Lorena Moreira e 
Jéssika Rodrigues Castro 

Resumo: O objetivo dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA) é promover o desenvolvimento de tecnologias assistiva-órtese, visando garantir o melhor posicionamento, estabilização e/ou função do aluno ao segurar o arco de violoncelo. A execução deste projeto, também se justifica pelo fato de poder contribuir com a qualificação de estudantes interessados nos temas Órtese, Educação Inclusiva, e Autismo. Os adolescentes selecionados para participarem das intervenções de violoncelo serão oriundas de diversas origens sociais, étnicas, e culturais, devendo apresentar a idade entre 12 a 15 anos e ser provenientes da região metropolitana de Belém do Pará. Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem, submetida e em processo de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (Plataforma Brasil). 

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.