Visita auditório

Quarteto de cordas da EMUFPA toca para as crianças visitantes durante o Recital de Professores

O último dia 21 de maio começou com uma rotina bem diferente na Escola de Música. Um grupo animado e muito curioso foi recebido por técnicos e professores da EMUFPA para uma programação especial, com mini-palestras sobre instrumentos musicais e um recital exclusivo. Eram os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Matheus do Carmo, crianças da faixa etária entre 8 e 9 anos, participantes da primeira ação de um projeto que tem por objetivo trazer todos os meses um grupo de alunos da rede pública para visitar a EMUFPA.

Para Audrei Alencar, Técnica em Assuntos educacionais da EMUFPA e coordenadora do projeto, a primeira visita foi bastante produtiva, tanto para crianças e professores da Escola visitante, quanto para os anfitriões. No entendimento da pedagoga, a importância de uma ação como esta se dá de duas formas principais. “A primeira é divulgar a música para a sociedade, principalmente setores que têm menos acesso. A divulgação é de música em geral, erudita e popular. Também divulgamos o trabalho que fazemos aqui dentro. O outro lado é no sentido de contribuir para a formação de plateia e também para futuros alunos”.

A Escola de Música da UFPA é uma instituição de ensino profissionalizante na área da música, e portanto, atende prioritariamente a alunos que estão cursando ou já finalizaram o nível médio. Ainda assim, há a possibilidade de entrada de crianças a partir do Curso livre de música, que oferta novas vagas no início de cada semestre. São muitos instrumentos musicais oferecidos nesta modalidade de ensino, mas é necessário atentar para as informações de cada edital para saber as opções que estão disponíveis para os pequenos.

Satisfeito com a experiência da primeira visita, na qual atuou como instrutor além de tocar com o quarteto de cordas da EMUFPA, o professor de violoncelo Cristian Brandão destaca a importância da ação e chama a atenção para a oferta de vagas infantis na sua classe. “Essas crianças muitas vezes não tem conhecimento de que a Escola existe, e agora já sabem que é possível estar junto de nós no futuro, pois o Curso livre prevê que tenhamos alunos a partir dos 12 anos. Inclusive, a Escola está recebendo instrumentos (violoncelos) pra que esses novos alunos não tenham a necessidade de obter o instrumento imediatamente”, afirma o professor.

Para agendar uma visita para o segundo semestre, os gestores das Escolas públicas deverão entrar em contato por telefone com a Técnica Audrei Alencar. Ainda há pautas disponíveis para os meses de setembro a dezembro. As visitas só poderão ocorrer nos dias de segunda e sexta-feira, no turno da manhã. A única ressalva é de que as Escolas tragam uma quantidade de pessoas que dê conta de supervisionar o número de alunos visitantes.

Agendamento de visitas:

Contato: 32426233 / 32426833 (falar com Audrei Alencar)