ADALBERTO ALEIXO TEIXEIRA

Adalberto

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1990). Especializou-se em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1996). Concluiu o Mestrado em Música - Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2010). É professor do  Ensino  Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1992, tendo ocupado na instituição os cargos de Coordenador de  Ensino, Vice-Diretor e Diretor. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.     

 

 

 

 

 

  ADELBERT RODRIGUES DE SANTANA CARNEIRO

ADELBERT

Possui Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão pela Escola Superior da Amazônia – Esamaz (2017), Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2011), Curso Técnico em Baixo Elétrico no Musicians Institute (MI), em Hollywood, Los Angeles – EUA (1994), Aperfeiçoamento Técnico no Baixo Elétrico pela Escola de Música de Brasília, tendo como orientador o contrabaixista Nico Assumpção. Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará , atua no no nível técnico como professor de Prática de Conjunto em Música Popular. É coordenador do projeto “Songbook da Música Paraense da EMUFPA” e atualmente exerce o cargo de Diretor Adjunto da EMUFPA. Produziu mais de 60 CDs e DVDs relacionados a artistas da música paraense. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

ADRIANA CLAIREFONT MELO COUCEIRO

Couceiro

Paraense, concluiu o Curso Técnico em Piano no Instituto Estadual o Carlos Gomes, em 1990. Licenciada Plena em Educação Artística - habilitação em Música - pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2000). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1996). Possui Mestrado em "Enseñanza y Aprendizaje Abiertos y a Distancia" pela Universidade Nacional de Educação a Distância/Espanha (2002). Atualmente, cursa o Doutorado em Estudos Culturais na Universidade do Minho/Portugal. Professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, extensão universitária, gestão universitária, avaliação institucional. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

 

 

 

ADRIANA VALENTE AZULAY 

01Membro da Academia Paraense de Música, ocupa a cadeira de número 36, que tem como Patrono o pianista Mario Neves. Bacharel em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (2000). Possui Mestrado em Música de Câmara - Piano pela Universidade Estadual de Karlsruhe, Alemanha (2004) e Doutorado em Música de Câmera pela Universidade de Música de Saarbrücken, Alemanha (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical. Esteve na Direção da Escola de Música da UFPA durante o biênio 2010/2012. Atualmente está na direção do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

ALBERTO TAVARES DIAS

É professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), atuando nas classes de Tuba, Eufônio, Prática de Banda e Composição e como coordenador do colegiado de Sopros. É Mestre em Música na modalidade de Práticas Interpretativas pela UNICAMP e Bacharel nos cursos de Tuba e Composição, também pela UNICAMP. Como instrumentista, estudou com os professores Edison Donizete Leite Penteado, Raymundo Ferraz, Paulo César da Silva, Wilson Dias e Marcos dos Anjos Jr. Foi tutor virtual na Educação à Distância  (EAD) pela UFSCAR de 2007 até 2015, no curso de Educação Musical, e professor das classes de Tuba e Eufônio no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia de 2008 até 2018. Como performer, há mais de vinte anos, atua intensamente, tanto de maneira solista como na estante, em grupos de câmara, orquestras e bandas sinfônicas. Apresenta-se em recitais de tuba e piano. É tubista do quinteto Bronzes da Amazônia. Foi tubista da Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Quinteto de Metais Gastando Saliva, Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos, Orquestra de Metais e Banda Marcial do Colégio São Carlos, Banda Musical Carlos Gomes e Quinteto de Metais Metalmorfose.  Também atuou como músico convidado junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Banda Sinfônica de Sumaré, Orquestra Filarmônica Brasileira e Orquestra Sinfônica Jovem do Interior. Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Comunitária da UNICAMP, Banda Sinfônica Municipal de Hortolândia, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Orquestra de Metais do Colégio São Carlos e Banda Carlos Gomes

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

ALESSANDRA FERREIRA DE CASTRO

alessandraContrabaixista, Técnica em Música (IECG), Bacharel em Música (UEPA), Mestre em Música (University of Missouri - EUA), atualmente cursa Doutorado em Educação na Universidad Nacional de Rosario – Argentina, na Facultad de Humanidades y Artes en Ciencias de la Educación, onde pesquisa sobre o ensino do contrabaixo acústico na Escola de Música da UFPA. É professora efetiva da EMUFPA desde 2009. Lecionou no curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (2005-2009) e no Instituto Estadual Carlos Gomes (2000-2009). Participou como membro-fundadora da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em Belém, tendo permanecido na orquestra até 2009. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Contrabaixo, Música de Câmera, Orquestra, Performance Musical, Teoria Musical, Percepção Musical, Análise Musical e Estruturação Musical.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALEXANDRE LUCAS DO CARMO CONTENTE 

alexandre contente

Natural de Belém – Pará, iniciou seus estudos musicais em 1991, com o professor Fernando Machado dos Santos. Em 1994, iniciou o estudo de piano na escola Musicart, com Susie Barreto, Cristina Fujyama e Adalgina Reinert, passando a estudar com Midian Oliveira em 1996. Concluiu curso Técnico em Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, na classe da professora Ana Maria Souza (2004). Participou de masterclasses com os pianistas Altino Pimenta, Antônio Bezzan, Gabriella Affonso, Achille Picchi, José Eduardo Martins (Brasil), Anna Yarovaia (Rússia), Ayami Ikeba (Japão), Harold Brown (EUA) e outros. Recebeu menção honrosa no concurso nacional de piano “Cidade de Araçatuba” (2003). É Licenciado em Educação Artística – Habilitação Música pela Universidade do Estado do Pará (2005), Bacharel em Música – Habilitação Piano pela Universidade do Estado do Pará / Fundação Carlos Gomes – classe da professora Helena Maia (2016), Mestre e Doutor em Música – área de concentração Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2010/2012). Desde 2008 é professor efetivo da EMUFPA, exercendo atualmente os cargos de Coordenador Adjunto de Ensino e Coordenador do Colegiado de Piano. Atua nas áreas de Piano, Piano Colaborativo e Teoria Musical e tem participação constante nas atividades artísticas da instituição. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

 

ANDRÉ ALVES GABY

Gaby

Bacharel em Piano (UEPA), Especialista em Criação Musical (UFPA), Mestre em Canto Gregoriano (Conservatório de Turim, Itália), atualmente cursa Doutorado em Música (UNESP).  Na graduação, estudou com a professora Svetlana Boukhstaber, teórica diplomada pelo Conservatório Rimsky-Korsakov (São Petersburgo, Rússia); no mestrado, com o professor Fulvio Rampi, gregorianista, formado pelo Pontifício Instituto de Música Sacra de Milão (Itália); no doutorado, é orientando do professor Paulo Castagna, com quem atua em projetos de catalogação e edição de música brasileira. Participou de cursos de curta duração com  outros gregorianistas, como Juan Carlos Asensio e Alberto Turco. Em 2015 foi bolsista Santander para Jovens Pesquisadores, recebido em Madrid (Espanha) pelo pesquisador e gregorianista Ismael Fernandez de la Cuesta. Em 2021 fez estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), tendo como tutor o pesquisador Manuel Pedro Ferreira. Atua como pianista acompanhador, organista, continuista, regente coral, gregorianista e pesquisador musicólogo. Tem experiência com as seguintes disciplinas: História da Música, Percepção Musical, Teoria Musical, Análise Musical, Canto Coral e Canto Gregoriano. No doutorado pesquisa sobre a prática do Canto Gregoriano na Amazônia Colonial. Pesquisa também - no grupo do medievalista Ricardo da Costa - sobre a música na Idade Média; e, de maneira independente, sobre a relação entre teoria musical e filosofia e sobre a relação entre religião e prática musical.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

ANTONIO DE PÁDUA ARAÚJO BATISTA

batistaGraduado em Licenciatura Plena em Educação Artística - habilitação Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Pós-Graduado com Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação Tecnológica - FACETE/INTA. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Viola e Violino - da Escola de Música da UFPA. Desenvolve também atividades de Extensão Universitária como Coordenador e Professor do Projeto PIBEX "Violino em Grupo: Interdisciplinaridade e Inovação de Linguagem em Crianças com Autismo e Crianças com Síndrome de Down", vinculado ao Programa Cordas da Amazônia e desenvolvido no PPGARTES.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARIEL DA SILVA ALVES

Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, atualmente é Professor de Flauta Transversal da Escola de Música da UFPA. Desde 2007 vem realizando importantes trabalhos no cenário musical nacional e internacional, tendo integrado grupos musicais com as mais diversas formações – grupos de câmara, orquestras sinfônicas, bandas sinfônicas, entre outros. Dentre os trabalhos realizados ao longo de sua carreira, ganha destaque a sua atuação pela Camerata Brasil, tendo realizado ao longo dos anos várias turnês nacionais e internacionais com apresentações temáticas em homenagens aos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e Dorival Caymmi. No Brasil, apresentou-se em salas de concertos como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de São Paulo, o Auditório Ibirapuera (SP), o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Palácio das Artes (MG), o Theatro da Paz (PA), o Teatro Arthur Azevedo (MA), o Teatro Tobias Barreto (SE), o Teatro Carlos Gomes (ES), e em festivais de música como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Inverno de Domingos Martins e o Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC). No exterior, apresentou-se em salas de concertos como Carnegie Hall (Nova York / EUA), Suntory Hall (Tóquio / Japão), Shirakawa Hall – Nagoya (Tóquio / Japão), Southbank Centre (Londres / Inglaterra), além de apresentações em Belgrado (Sérvia) e em Haia (Holanda). Participou também da gravação de dois CDs e um DVD pela Camerata Brasil – CD Ernesto Nazareth, CD Tom Jobim Plural, DVD Heitor Villa-Lobos Alma Brasileira. Fez parte também do quadro de músicos do Corpo Musical da Polícia Militar do ES entre os anos 2009 e 2018. Como músico convidado, atuou pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e em conjuntos sinfônicos no Estado do Espírito Santo.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

ÁUREO DEO DE FREITAS JÚNIOR

Possui graduação em Violoncello Performance pela University of Missouri (Columbia, 1989), mestrado em Violoncello Performance pela Louisiana State University (Baton Rouge, 1992) e doutorado em Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina (Columbia, 2005). Atualmente é professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA) onde ensino no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e Escola Técnica de Música (EMUFPA). Na extensão universitária, coordena a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) e Programa Cordas da Amazônia. Na pesquisa, coordena o Grupo de Pesquisa Transtornos do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem (GP-TDDA). Na gestão, coordena o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades específicas (NAPNE).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

BIRAELSON MAGALHÃES CORRÊA

BiraelsonDoutor em Música (Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia - UFBA / Escola de Música (2012). Mestre em Artes (Musicologia) pela Universidade de São Paulo - ECA/USP (2003). Especialista em História e Memória da Arte pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2000); Licenciado em Educação Artística - habilitação em Música pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999). É Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Possui experiências na área de Artes, com ênfase em Regência de Banda, Prática Instrumental (Metais - Trompete), História da Arte. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Prática Instrumental, Formação Profissional, Metodologia e Educação Musical. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS PIRES

carlosPossui Doutorado (2012) e Mestrado (2010) em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia e Bacharelado em Música pela Universidade do Estado do Pará (2004). É professor efetivo da Escola de Música da UFPA desde 2006 e foi professor do Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará (2005-2006) e do Instituto Estadual Carlos Gomes (2002-2006). Atua como pianista colaborador, professor de percepção musical, teoria da música, estruturação musical e como compositor e arranjador. Atualmente exerce o cargo de Diretor da EMUFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

 

 

 

 

 

 

 

 

CELSON HENRIQUE SOUSA GOMES

CelsonPossui Graduação em Instrumento/Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1990), Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1998) e Doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2009). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Diretor da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), membro do Comitê Gestor Institucional da UFPA, como Diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (PROEX), e Diretor Geral do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA). Na EMUFPA, atua como professor de violino e coordenador o projeto de pesquisa “Rabecas e Rabequeiros: saberes e práticas” e do projeto de extensão "Sarauparauara: Encontros Musicais em Primeira Vista". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: Música, Cotidiano, Ensino e Aprendizagem Musical.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

  CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA

CibeleÉ mestranda em Artes pela UDESC-UFPA, Especialista em Composição pela UFPA e graduada em Licenciatura Plena em Música pela UEPA. Estudou “Composição Eletroacústica” com o Dr. Stephen Beck (USA) no festival internacional de inverno “Vale Vêneto” (2013). É idealizadora e integrante do Projeto “Música de Experiência” - grupo de compositores paraenses. É formada ainda, pelo nível técnico, nos cursos de Regência e Violão Clássico pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. Foi Regente Assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2016-2017) e diretora artística e regente principal da big band “Zarabatana Jazz Band” (2010-atual). Estudou no renomado “Conductors Institute at Bard” – na Universidade “Bard College” em New York com o maestro Harold Farberman (EUA) - 2015. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

CRISTIAN DE PAULA BRANDÃO

cristian

Natural de Rio Claro - SP, iniciou seus estudos musicais com o professor Fabio Belluco.

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi aluno na classe do professor Dr. Fabio Presgrave, tendo participado ativamente dos grupos de extensão da Escola de Música da UFRN. Com o grupo UFRN CELLOS realizou turnês pelo nordeste e sudeste do Brasil. Durante sua formação, participou como aluno ativo em masterclasses com renomados violoncelistas, como: Martim Ostertag (Alemanha), Darrett Adkins (EUA), Matias Oliveira Pinto (Brasil / Alemanha), Britto Smith (EUA), Mark Kosower (EUA), Dmitri Eremin (Rússia), Antônio Del Claro (Brasil) e diversos outros. Foi professor convidado de violoncelo em importantes festivais nacionais e internacionais, além de atuar como solista com importantes orquestras. Em 2015, obteve o título de Mestre em Música sob orientação do professor Dr. Durval Cesetti, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com bolsa da CAPES.

Desde 2014 é professor de Violoncelo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Como coordenador dos projetos “UFPA Cello Ensemble” e “Mostra de Violoncelos do Pará”, vem desenvolvendo ações artísticas e pedagógicas com alunos da EMUFPA. A “Mostra de Violoncelos do Pará” é um evento que promove o violoncelo na região Norte do Brasil através de concertos e aulas / palestras com professores de importantes instituições nacionais e internacionais, tendo sido contemplado no “Prêmio PROEX / UFPA” em duas edições. Como colaborador, atua em projetos de extensão desenvolvidos por professores da EMUFPA, como “Sarauparauara”, “Cameratamazônica” e “Quarteto de Cordas da EMUFPA”. Em 2019, foi coordenador da Câmara de Pesquisa e Extensão da EMUFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

DIONE COLARES DE SOUZA

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará, Mestre em performance vocal pela University of Missouri – Columbia (EUA) e Licenciada em Música pela Universidade do Estado do Pará. Diplomada em Canto pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém e em Piano pela Escola de Música da UFPA. Possui intensa atividade artística, tendo interpretado diversos papéis de ópera, dentre eles o papel título da ópera Suor Angelica, de Puccini, no Festival de Ópera do Theatro da Paz em 2019. Em 2006 o compositor Osvaldo Lacerda compôs e dedicou para sua voz duas canções inéditas, interpretadas em primeira audição mundial com a presença do compositor naquele ano. Ao lado do compositor paraense Altino Pimenta realizou diversas apresentações pelo Brasil e no exterior, lançando obras até então inéditas. Respondeu pela direção do Theatro da Paz em Belém de 2007 a 2010 e pela direção geral e artística do Festival de Ópera durante o mesmo período. Desenvolve pesquisa sobre mulheres compositoras no Pará, bem como na área da docência em música. Atualmente ocupa cadeira docente na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e na Universidade do Estado do Pará. Na EMUFPA, coordena o projeto de pesquisa voltado à "Criação do Acervo MUSA: mulheres na música da Amazônia".

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 DOUGLAS GUIMARÃES BORGES

Douglas siteNatural da cidade de São Paulo - SP, é Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tem experiência docente nas áreas de Práticas Instrumentais, Canto Coral, História da Música, Estruturação Musical e Teoria da Música (para crianças, jovens e adultos). É graduado pelo Instituto de Baixo e Tecnologia (IB&T), órgão filiado à Escola de Musica e Tecnologia de São Paulo. Foi aluno de Celso Pixinga, Zuzo Moussower, Max Robert, Fábio Zaganin, Nilton Wood, Ronaldo Lobo e Cláudio Machado. Realizou os cursos de Linguagem e Estruturação Musical (L.E.M.) - com duração de dois anos, ministrado pelo maestro Ednilson Lazzari - e de Musicalização pelo Método Kodály, ministrado pelo maestro húngaro Ian Guest. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

ELIELSON DA SILVA GOMES

DSC 1214

Professor efetivo da classe de Trompete na Escola de Música da Universidade Federal do Pará desde 2010, atualmente é doutorando e membro do Laboratório Loop no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro – Portugal . Possui Especialização em Composição pela Universidade Federal do Pará, Bacharelado em Música (Trompete) pela Universidade do Estado do Pará e também Curso Técnico em Trompete, eixo tecnológico Produção Cultural e Design, pela Fundação Carlos Gomes. Trabalha profissionalmente desde 2000 e, naquele ano, foi um dos músicos do Pará a representar o Brasil na Olympic Band 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, conquistando três prêmios por sua participação no evento. Como intérprete e compositor, foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band, ambas em atividade em Belém do Pará. Em 2014, participou como músico e arranjador folclórico do Trompete Ensemble Brasil na 49ª International Trumpet Guild, na Pensilvânia, EUA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

 

 

ELIENAY GOMES CARVALHO

ElienaiParaense, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos com seu genitor, Misael Carvalho; depois, passou a estudar com o professor Raimundo Balieiro, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Estudou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e participou como regente auxiliar da Banda Jovem da mesma. Foi integrante da Banda de Música da Polícia Militar do Pará, Banda de Música do Exército Brasileiro, Banda Jovem do Instituto Estadual Carlos Gomes, Baby Band e Amazônia Jazz Band. Atuou como regente da SAM Band Pará de 2003 a 2016. Desenvolve trabalhos como compositor e arranjador para bandas, orquestras e diversas formações instrumentais. É Bacharel em Trombone pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Fundamentos de Musicoterapia pelo IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão) / Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), Especialista em Fundamentos da Criação em Música pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Música (Composição Musical) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2010). É professor efetivo da classe de Trombone da EMUFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

FERNANDO LACERDA SIMÕES DUARTE

Graduado em Direito e em Música (Composição e Regência). Mestre e Doutor em Música pela UNESP. Realizou estágios pós-doutorais junto aos PPGs Música / UFMG e Artes / UFPA. Foi bolsista CAPES na pós-graduação e nos pós-doutorados. Possui experiência docente em diversos níveis. Sua pesquisa de campo em acervos alcança cerca de 125 cidades. Tem se dedicado principalmente às seguintes temáticas: música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros. É autor de aproximadamente 140 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo. Foi segundo secretário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 GABRIELLA DE MATTOS AFFONSO

Natural de Belém, Gabriella Affonso iniciou seus estudos de piano com Dóris Azevedo, obtendo o curso técnico sob sua orientação pela Escola de Música da UFPA. Possui Bacharelado e Mestrado pela City University of New York (EUA) sob a orientação de Edna Golandsky, com a qual estudou e aperfeiçoou a abordagem Taubman (técnica pianística) por vários anos. Realizou curso de Performer Diploma em Piano na Indiana University (Bloomington, EUA) com o pianista Arnaldo Cohen, obtendo uma bolsa para atuar nesta universidade como "Associate Instructor''. Dentre outros pianistas importantes à sua formação destacam-se Antonio Guedes Barbosa, Daysi de Luca e Edson Elias, com quem estudou na École Normale de Musique de Paris (França). É Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP), tendo como orientador o Prof. Dr. Eduardo Monteiro. Sua pesquisa foca em aspectos da performance de obras de Chopin relacionados às tradições interpretativas do compositor, às características e experimentação dos pianos de época, entre outros. Em 2018 realizou um Master Course em performance em pianos históricos e em pianos modernos promovido pelo Narodowy Instytut Fryderyka Chopina (Instituto Chopin), em Varsóvia (Polônia). Detentora de prêmios no Brasil, Estados Unidos e França, Gabriella atua como recitalista, camerista e solista de orquestra. Profere palestras e ministra workshops, seminários e masterclasses de piano (Unicamp, Faculdade Santa Marcelina – São Paulo, IECG – Pará, EINPP), atuando como professora de piano nas Oficinas de Piano USP (ECA, USP – São Paulo) e em festivais internacionais de música no Brasil. Em 2019 lecionou piano no Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) – Pará, e atualmente é professora efetiva da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e integra a comissão organizadora do VI Encontro Internacional de Pedagogia do Piano (2021).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

HERSON MENDES AMORIM

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) na classe do professor Joel Barbosa, onde também estudou com o professor Oleg Andryeyev, o clarinetista Herson Amorim iniciou seus estudos musicais na Igreja Assembleia de Deus. Ingressou em seguida no Instituto Estadual Carlos Gomes, onde estudou com Marcos Cohen (Solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro) e Jacob Cantão (EMUFPA). Participou de diversos festivais de música no Brasil e no exterior, tais como: Fortaleza, Brasília, Jaraguá do Sul, Campos do Jordão, Poços de Caldas, Tatuí, Mendoza (Argentina), Wroclaw (Polônia) e Ostend (Bélgica), onde estudou com alguns dos mais importantes clarinetistas da atualidade. Também tem Especialização em Educação Profissional. Desenvolveu intensa atividade de pesquisa e execução de repertório para clarineta e piano juntamente com a pianista Nathália Kato, com quem integrou o Duo Amato e se apresentou no Brasil e no exterior. Tem realizado recitais no Brasil, Chile, Argentina, Portugal, Polônia e Bélgica. Como pesquisador, tem artigos publicados em congressos de pesquisa em música nacionais e internacionais e desenvolve investigações voltadas para a atuação e contribuição das bandas de música na formação profissional de instrumentistas de sopro e sobre metodologias de ensino da clarineta utilizadas em contextos formais e não formais. Publicou o livro “Bandas de Música: Espaços de Formação profissional”, no qual discorre acerca do processo formativo de jovens instrumentistas de sopro por meio das bandas de música. Foi professor do Instituto Estadual Carlos Gomes e primeiro clarinetista solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. É professor efetivo de Clarineta da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) e artista patrocinado das marcas Royal Global Clarinets e Gonzalez Reeds. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

HUMBERTO VALENTE AZULAY

Humberto 

Pianista. Membro da Academia Paraense de Música, onde ocupa a cadeira 17. Estudou e se formou em Piano Performance com Glória Caputo e em Música de Câmera com Paulo José Campos de Melo. Concluiu em 2010 a Especialização em Fundamentos da Criação Musical e em 2012 o Mestrado em Artes, ambos pela UFPA. Participou de diversos masterclasses com os professores Miguel Proença (Brasil), Daniel Schenne (EUA), Elzbieta Sternlicht (Alemanha), Dalia Ouziel (Bélgica), Achille Picchi (Brasil) e Anne Borg (Alemanha). Tomou parte em cinco concursos nacionais de piano, sendo sempre premiado entre os três primeiros colocados. Apresentou-se como pianista colaborador, camerista e solista em diversas edições do Festival Internacional de Música do Pará, Encontro de Violoncelos da Amazônia, Encontro de Cordas do Pará, Congresso da ANPPOM, Festival Villa Lobos (RJ) e Festival de Ópera da Amazônia, onde atuou nas óperas “O Guarani”, “Gianni Schicchi”, “Don Pasquale”, “La Bohème” e na cantata “Carmina Burana”. Foi pianista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz no período de 2005 a 2008, tendo trabalhado com os regentes Mateus Araújo (Brasil), Helena Herrera (Cuba), Richard Markson (Inglaterra), Gabrielle Bellini (Itália) e Roberto Duarte (Brasil). Atuou como professor de Piano, Música de Câmera e como pianista colaborador no curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará e no Instituto Estadual Carlos Gomes. Atualmente, é professor efetivo da classe de Piano e pianista colaborador da EMUFPA e Vice-Presidente da Academia Paraense de Música.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA

isac

Pianista, cantor e professor paraense. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Técnico em Piano pelo Instituo Estadual Carlos Gomes (IECG), em Belém-PA. Atualmenteé doutorando em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e desenvolve pesquisa sobre interação e improvisação musical na música instrumental brasileira de orientação jazzística. É professor efetivo da Escola de Música da UFPA, onde ministra aulas de Piano Popular, Teoria e Percepção Musical, Prática Musical em Conjunto, além de atuar como pianista colaborador. Atualmente se dedica à performance na música improvisada, em especial o jazz e a música instrumental brasileira. Seus mestres foram os pianistas Nelson Neves (PA) e Felipe Silveira (SP). Em Belém, atuou por 5 anos (2013 a 2018) como pianista no grupo Zarabatana Jazz Band, com o qual gravou o álbum “Melodia das chuvas” (Dayse Addario e Zarabatana Jazz Band). Foi pianista do grupo Cacique Small Band, no ano de 2016, e do EMUFPA Jazz Trio, nos anos de 2017 e 2018, acompanhado pelos músicos e professores Adelbert Carneiro (contrabaixo) e Walter Almeida (bateria). O trio apresentou-se regularmente em programações culturais da UFPA, Sesc Boulevard, São José Liberto - Pólo Joalheiro e Aliança Francesa de Belém. Em 2017 apresentou-se em Berlim e em 2018 em Basel (Suíça) tocando música brasileira. Em 2019 mudou-se para Campinas - SP para ingressar no doutorado em música da UNICAMP. Em paralelo às atividades acadêmicas, o músico integrou a cena artística local, atuando como pianista em apresentações de piano solo, duos, trios, quartetos e big band, comrepertório de jazz e música brasileira. De volta a Belém em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi contemplado em editais da Fundação Cultural do Pará - FCP para a realização de lives, e em 2021 iniciou as apresentações com o trio que leva seu próprio nome, ao lado de Adelbert Carneiro (contrabaixo) e Yacauã Bastos (bateria). O Isac Almeda Trio se apresentou no Jambu Live 2021, no Espaço Cultural Casa do Fauno e atualmente toca regularmente no Restaurante Grand Cru Belém, à frente da programação “Jazz à La Carte”.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 JACOB FURTADO CANTÃO

Natural de Belém do Pará, estudou com José Ribamar de Sousa, Luiz Gonzaga Carneiro (Universidade de Brasília - UNB) e Joel Barbosa (Universidade Federal da Bahia - UFBA). Participou de masterclasses com José Botelho (RJ), Paul Garritson (EUA) e Walter Boekens (Bélgica). Atuou na Orquestra da Universidade Federal do Pará, na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e na Amazônia Jazz Band. Como regente, trabalhou com a Banda Sinfônica da Guarda Municipal de Belém, Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, Banda Sinfônica do Curso Técnico da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e Banda de Concerto do Projeto Academia de Banda. Em 2009 concluiu o Doutorado em Música pela UFBA, sob a orientação do professor Joel Barbosa. Continua realizando pesquisa sobre as bandas de música no Pará. É professor efetivo de Clarineta da EMUFPA. Integra comissão editorial da Revista "Clarineta" e o Fórum de Bandas Filarmônicas da Bahia. Em 2016 obteve o grau de Professor Titular da UFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

JOELMA DE ALMEIDA E SILVA BEZERRA

joelmaCantora. Mestre em Artes (Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES do Instituto de Ciências da Arte – ICA/UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística, habilitação Música (UFPA). Possui Curso Técnico em Instrumento – Canto Lírico (EMUFPA). Atualmente é professora de Canto Popular da Escola de Música da UFPA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Coro Cênico, Arranjo Vocal, Produção de CDs, Música Vocal, Regência Coral, Preparação Vocal e Pesquisa em Música na Amazônia.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

JOSÉ ALEXANDRE LEMOS

Graduado em Biomedicina pela UFPA em 1992, Mestre e Doutor em Genética Humana pela USP, em 1995 e 1999, respectivamente, e Professor Titular do magistério superior pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, em 2017. No campo das ciências biomédicas, dedicou-se ao ensino de genética e à pesquisa e assistência a pacientes com leucemia. Após entender que sua contribuição nessa área foi satisfatória, ingressou no curso de Licenciatura em Música da UFPA, em 2015, e no Curso Livre de Contrabaixo Acústico da EMUFPA, em 2016. Em 2017 foi convidado pela Direção da EMUFPA para exercer as seguintes atividades: ministrar disciplina Conservação e Reparos de Instrumentos de Cordas Friccionadas I; atuar nos módulos iniciais do ensino de contrabaixo acústico (sob supervisão da professora Alessandra Castro); elaborar e executar projeto de pesquisa na área de processamento auditivo central como componente neurobiológico da percepção musical; estruturar e coordenar o Laboratório de Manutenção e Reparos de Instrumentos de Cordas Friccionadas da EMUFPA. Atualmente, exerce o cargo de Coordenador de Ensino da EMUFPA. 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

JOSÉ AGOSTINHO DA FONSECA JÚNIOR

Agostinho site

Natural de Santarém – PA, iniciou seus estudos de piano ainda criança, com seu pai, José Agostinho da Fonseca Neto, e seu avô, Wilson Dias da Fonseca.

Ingressou na Escola de Música “Maestro Wilson Fonseca”, polo de interiorização da Fundação Carlos Gomes (FCG) em Santarém, em 1993, tornando-se, posteriormente, professor de flauta doce, oboé, piano e canto coral na referida instituição. Também em Santarém, foi pianista colaborador do Coral “Expedito Toscano” e atuou em alguns momentos como regente da Banda Sinfônica (atual Orquestra Jovem) “Maestro Wilson Fonseca”.

Participou de masterclasses com os professores Barry Ford (EUA), Svetlana Boukhchtaber (RUS), Zen Obara (JAP), Jorge Postel-Pavisic, (CHL), Dan Willet (EUA), Moisés Pena (BRA), José Medeiros (BRA), Isaac Duarte (BRA), Washington Barella (BRA), Laura Adkins (EUA), Humbert Lucarelli (USA) e Fabio Mechetti (BRA).

Em 2010 concluiu curso de Especialização em Criação Musical pela Universidade Federal do Pará (UFPA). No ano seguinte, formou-se Bacharel em Música – Habilitação Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na classe do professor Sérgio Molina. 

Exerceu em Belém, no curso de Licenciatura em Música da UEPA, o magistério das disciplinas Arranjo e Improvisação, Prática em Conjunto e Análise; no curso de Bacharelado em Música da mesma instituição, ministrou as disciplinas Contraponto e Harmonia Superior.

Atuou como Maestro Assistente da Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), de 2011 a 2013, e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), de 2012 a 2014, tendo regido e gravado com esta, em 2012, o concerto comemorativo ao aniversário de 100 anos de Wilson Fonseca, pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT).

No ano de 2018 realizou um intercâmbio em oboé e regência orquestral na University of Missouri (Columbia – EUA), tendo sido aprovado na seleção para o mestrado em ambas as áreas na referida universidade.

Atua como maestro convidado na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e na Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca (OSWF).

Como regente, teve sob sua batuta os solistas Fábio Presgrave (BRA) e Cristiano Alves (BRA).

Atualmente é professor efetivo da EMUFPA, onde leciona as disciplinas Linguagem Musical, Literatura e Apreciação Musical, Prática de Conjunto e Regência, além de ser regente da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), grupo artístico da instituição. 

É mestrando em Práticas Interpretativas - Oboé na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob orientação do professor Dr. Ravi Shankar.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

 

 

 

 

 

 

 

JOZIELY CARMO DE BRITO

josiely

Natural de Belém, iniciou seus estudos musicais no Instituto Estadual Carlos Gomes no ano de 1984, nas turmas de musicalização e canto coral. Em 1988, iniciou seus estudos de violino no projeto Iniciando Cordas Através do Folclore, coordenado pelas Professoras Linda Kruger e Anamaria Peixoto, frequentando as classes dos professores Flávio Collins, Edir Lobato e Afonso Barros. Posteriormente, frequentou por 5 anos a classe professor Paulo Keuffer (in memoriam), que muito contribuiu para sua formação profissional e pessoal. Formou-se em Violino pelo Instituto Estadual Carlos Gomes na classe do professor russo Nicolai Khit (in memoriam). Em sua trajetória como violinista, participou de inúmeros masterclasses, onde teve oportunidade de tocar para diversos professores no âmbito nacional e internacional como Paulo Bosisio (Brasil), Eva Szekely (EUA) e Jerold Rubinstein (Bélgica). Participou como membro-fundadora da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em Belém, tendo permanecido na orquestra até 2008, quando passou a integrar o corpo docente da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Desde então, tem atuado como violinista convidada em festivais internacionais de música e festivais internacionais de ópera. Paralelamente ao desenvolvimento no violino, foi integrante do premiado Coro Carlos Gomes, da Fundação Carlos Gomes, no período 1995 a 2009, conquistando com o grupo diversas premiações, como a medalha de Ouro no IX Concurso Internacional de Coros Orlando di Lasso, em Camerino, Itália, em 2002. É Doutora em Música - concentração em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2012) e Licenciada em Educação Artística - Habilitação Música pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2002). Tem vasta experiência nas áreas de Educação Musical Infantil e Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais. Atualmente é professora efetiva da EMUFPA, violinista do Quarteto de Cordas da EMUFPA, coordenadora da Orquestra Infantil de Violinistas da EMUFPA e líder do Grupo de Estudos Pedagógicos e Interpretativos Parauara (GEPIP).

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

 

KLEBER MORAES BENIGNO (PATURI)

Professor efetivo de Percussão Popular da EMUFPA. Possui graduação em Música - Claretiano Centro Universitário (2020). Atualmente, é músico percussionista do Grupo Musical Trio Manari e da Amazônia Jazz Band. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Sons Amazônicos, Percussão Popular, Tambores e Ritmos da Amazônia e Tambores da Amazônia.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

LEONARDO JOSÉ ARAUJO COELHO DE SOUZA

Pianista, compositor e regente. Possui Mestrado pela University of Missouri-Columbia (2001). É professor do ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Foi gerente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (2007-2010) e Diretor de Cultura PROEX/ UFPA. Fundador, pianista e regente da Orquestra de Música Latina da UFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

LUCAS CESAR OLIVEIRA IMBIRIBA

imbiriba

Graduado em Violão Erudito pela Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha. Mestrado (Master of Arts – Guitar) pela Mozarteum Universitaet Salzburg, Áustria. Curso Técnico de Pós-Graduação em Violão Erudito – Meister Klass Diplom – pela Hochschule für Musik Nuernberg – Augsburg, Alemanha. Já realizou concertos em mais de 20 países, na Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe. Foi solista de algumas das mais prestigiosas orquestras europeias, tais como: Orquestra David Albet, de Barcelona; Brandenburguishes Staatsorchester, de Brandenburgo; Grosses Orchester, de Graz; Jaener Philarmonie, de Iena; Neubrandenburguishes Orchester, de Neubrandenburgo; Krasnoyarsk Symphony Orchestra, de Krasnoyarsk; e a Moscow City Symphony, de Moscou. Recebeu 13 Prêmios em concursos internacionais, dos quais em 8 obteve a primeira colocação. Gravou 3 CDs e 1 DVD. Ministrou várias masterclasses na Espanha, Brasil, Trinidad e Tobago, Rússia, dentre outros. Nos últimos anos, tem aliado sua performance e virtuosismo técnico à criação de pontes entre a música erudita e a popular.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 LUIZ GONZAGA ANTUNES DE MATOS

Possui graduação em Educação Artística - Habilitação Música pela Universidade do Estado do Pará (1992). Atualmente é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, atuando nas clases de contrabaixo e disciplinas teóricas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 LUIZ OTÁVIO DOS SANTOS ALBUQUERQUE

luisÉ Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Bacharel em Música - Oboé pela Universidade Federal de Pernambuco (1994).Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnólogico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, atua nas clases de oboé e em disciplinas teóricas. Tem experiência na área de Artes (Música), com ênfase em Instrumentação Musical (Oboé), atuando principalmente nos seguintes temas: Música de Câmara, Prática de Conjunto e Confecção de Palhetas de Oboé.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

MARCOS JACOB COSTA COHEN

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Clarineta e Composição pela University of Missouri (EUA) e Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Foi clarinetista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band em Belém - PA; desde 2005 integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília - DF. Atuou, ainda, como docente do Instituto Estadual Carlos Gomes, da Universidade do Estado do Pará e da Escola de Música de Brasília. Ganhador de diversos prêmios de composição, suas obras têm sido apresentadas e gravadas no Brasil e no exterior. Atualmente, é professor efetivo do corpo docente da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, exercendo o cargo de coordenador do curso de Composição e Arranjo.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MARCOS VINÍCIUS RODRIGUES CARDOSO

Marcos Vinicius Rodrigues Cardoso, “Marcos Puff”, é natural de Vigia de Nazaré – PA. Iniciou seu estudo no Clube Musical União Vigiense. É compositor e instrumentista. Foi professor do Instituto Estadual Carlos Gomes e primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Atualmente, é professor de Saxofone da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), primeiro sax alto da Amazônia Jazz Band e músico da Academia Paraense de Música (APM). Já tocou em companhia de artistas regionais, nacionais e internacionais, como: Billy Blanco, Verequete, Hebe Camargo, Guinga, J. J. Jackson, Ian Guest, Jane Duboc, Leila Pinheiro, Thiago Espírito Santo, Nailor Proveta e outros grandes mestres da música mundial. Fez turnê por todo o Brasil e Europa, representando a cidade de Vigia, o Pará e o Brasil.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MARIA LÚCIA DA SILVA UCHÔA

uchoa

É Licenciada em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Fundamentos da Linguagem Musical (UEPA e Fundação Carlos Gomes), Mestra em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É docente efetiva da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), atuando no Colegiado de Piano, e professora colaboradora da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), lecionando nos cursos Técnicos de Ator (Canto), Intérprete Criador em Dança (Música e Corporeidade), Dança Clássica (Percepção para Bailarinos) e no curso de Licenciatura em Dança (Música e Dança). Em 2014 criou o Coro Cênico Ellegbara, formado por atores e bailarinos da ETDUFPA. Sempre é convidada para participar de festivais e bancas de concursos. Ministra cursos nas áreas de Canto Coral, Jogos Rítmicos e Brinquedo Cantado. Participa do Projeto “Brinquedo Cantado da Amazônia”, onde é compositora de várias músicas. Tem diversos artigos publicados em livros didáticos e na revista Ensaio, da ETDUFPA. Recentemente lançou seu livro de composições para piano e atualmente é Doutoranda na Universidad Nacional de Rosario – Argentina, na Facultad de Humanidades y Artes en Ciencias de la Educación.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

MARIA LÚCIA SILVA DE AZEVEDO

azevedoGraduou-se em Piano pelo Instituto Estadual Carlos Gomes no ano de 1982, na turma da proessora Dóris Azevedo, sua mãe. É Especialista em Fundamentos da Linguagem Musical pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), em parceria com a Fundação Carlos Gomes. De 1985 a 2013 atuou como professora de piano no Instituto Estadual Carlos Gomes, onde também foi Diretora de Ensino durante parte destes anos. Em 1993 iniciou carreira na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. Como pianista, participou da gravação do LP “Meneleu Campos (Coleção “Nos Originais”), pela UFPA, do CD "Compositores Paraenses dos Séculos XIX e XX", pela UEPA, e do CD duplo “Piano a Quatro mãos”, lançado pela SECULT. Durante mais de duas décadas, formou, com a Professora Luiza Camargo, o “Duo Pianístico”, realizando recitais em Belém, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É membro efetivo e eleito da Academia Paraense de Música - APM.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

 

 

MIGUEL ARCHANJO DE ALMEIDA CAMPOS NETO

MIguelPossui Graduação em Violino - University of Missouri-Columbia (2002), Mestrado em Regência - The New School (2007) e Mestrado em Violino - University of New Mexico (2004). Foi regente assistente da Amazonas Filarmônica, regente titular - The Chelsea Symphony e professor de música da Fundação Amazônica de Música. Atualmente é professor de violino e regência da Escola de Música da UFPA e regente titular da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

 

 

MILTON JOSÉ ATHAYDE MONTE

monteCantor Lírico, Regente Coral e Professor. Diplomado pela Guildhall School of Music and Drama (2000), Bacharel em Canto pela UNESP (1994). É Professor da Escola de Música da UFPA na cadeira de Canto Lírico desde 2002, onde criou o Núcleo de Música Antiga e coordenou o projeto Música e Cultura no Museu de Arte Sacra (Bolsas PIBEX 2008-09). Milton fundou e dirigiu o Madrigal da UEPA durante 11 anos (2001-2012). Em São Paulo atuou como cantor no Coral Paulistano (1994-98) e no Coral Lírico (1993), do Teatro Municipal de São Paulo. Atuou como solista em obras como Les Fontaines de Versailles (de Lalande), Roméo et Juliette (Gounod), Ézio em Roma (Jommelli), Carmen (Bizet), dentre outras. Atuou como solista da Orquestra Barroca do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, com a qual gravou 2 CDs. Coordena o Projeto de Extensão Estúdio Ópera Pará-Amazônia, criado em 2011, vencedor do prêmio PROEX (2012) e contemplado com bolsas PIBEX (2012, 2013, 2014 e 2015).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

 

 

 

ODORICO NINA RIBEIRO NETO

Professor efetivo das áreas de Áudio e Tecnologia Musical da EMUFPA. Possui graduação em Engenharia Elétrica Opção Eletrônica pela Universidade Federal do Pará (1990) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2015).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

PAULO ALEXANDRE PORTO PINHEIRO

Artista-Professor. Possui graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Fagote pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e pós-graduação em Docência no Ensino Superior pela Escola Superior da Amazônia (Esamaz). Possui Complementação Pedagógica pelo Instituto Estadual Carlos Gomes. De 2006 a 2016 foi primeiro fagotista - solista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e professor de 1º e 2º graus do Instituto Estadual Carlos Gomes (Belém - PA). Em 2010 atuou como professor de fagote da Universidade do Estado do Pará (Belém - PA). Participou de diversos festivais de música pelo Brasil, como os Fortaleza, Jaraguá do Sul e Poços de Caldas. Desde 2009 desenvolve um intenso trabalho de música de câmara em Belém com o grupo Sexteto de Sete. Atualmente é professor efetivo de Fagote e Música de Câmara da Escola de Música da Universidade Federal do Pará e mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RODRIGO SANTANA DE SOUZA

RodrigoPossui graduação em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e curso Técnico em Violino, pela Escola de Música da UFPA. Foi professor de violino e viola no Instituto Estadual Carlos Gomes de 2004 a 2016, professor de viola na Fundação Amazônica de Música e foi chefe do naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Também atuou como regente, à frente da Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes, de 2009 a 2014. Participou de renomados festivais de música no Brasil, estudando com professores como Waleska Heidelich (Alemanha/Brasil), Anna Preyss-Bator (Polônia), Eva Szekly (Estados Unidos), Fernando Rasaj (Uruguai), Sonja Van Beek (Holanda), e Eva Suslikova (Alemanha). Em 2012 participou de um curso em performance violística com a professora Julia Müller-Runte, no Peter Cornelius Konservatorium, na cidade de Mainz (Alemanha). Desde 2017 é professor efetivo de viola da EMUFPA.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RÔMULO MOTA DE QUEIROZ

Doutor em Educação Musical (UFBA), Mestre em Piano (UFBA), Especialista em Tradução Inglês-Português (FIBRA) e Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música (UFPA). Desde 2007, tem atuado no Curso Técnico da Escola de Música da UFPA lecionando diversas disciplinas, sendo algumas delas: Piano, História da Música e Teoria Musical. Em 2005, defendeu dissertação de mestrado sobre as peças para piano de Altino Pimenta, tornando-se o primeiro biógrafo do compositor. Atualmente coordena o projeto de pesquisa “Música em Edição: a obra de Altino Pimenta”, que tem como um de seus objetivos editar a obra do músico.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

SILVIA CHRISTINE MATOS DE SOUZA

Iniciou seus estudos musicais em 1988, no Instituto Estadual Carlos Gomes, no Projeto Cordas, com o professor Flávio Collins. Posteriormente, frequentou classes de violino de professores que muito contribuíram para sua formação musical: Celson Gomes, Márcia Aliverti e Paulo Keuffer (in memoriam).  Participou de inúmeros masterclasses com professores reconhecidos internacionalmente, como Eva Szekely (EUA) e Jerold Rubinstein (Bélgica). Participou também de diversos festivais de música nacionais e internacionais, como Festival de Música de Londrina, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba e Festival Internacional de Música do Pará. Em 1997 fez parte da primeira turma de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará – UEPA, obtendo em 2002 o título de Bacharel em Música – Habilitação Violino, nas classes dos professores Nicolai Khit (in memoriam) e Sergei Firsanov (in memoriam). Ainda em 2002, foi professora substituta de Violino e Prática de Orquestra na Escola de Música da UFPA. Paralelamente ao desenvolvimento no violino, foi integrante do premiado Coro Carlos Gomes, da Fundação Carlos Gomes. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz desde a sua fundação até o ano de 2009, quando passou a integrar o corpo docente da EMUFPA como professora efetiva. Motivada a desenvolver um trabalho com as turmas iniciais de cordas friccionadas, em 2004 iniciou os trabalhos com a Orquestra Infanto – Juvenil Helena Maia.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

SÓSTENES DIAS SIQUEIRA 

Pós-Graduado pela Universidade do Estado do Pará em Docência da Educação Superior e graduado em Bacharelado em Música, pela mesma universidade. Foi professor da Fundação Amazônica de Música e professor Substituto - Trompa - da Universidade Federal do Pará. Estudou com os professores Holger (Alemanha), Cisneiro Andrade (Paraíba), Yuri Zuvanov (Brasília), Adalto Soares (Tatuí), Joaquim Silva (Tatuí) e Corina Liefers (Holanda). Em 2012, fez intercâmbio na Holanda (Arnhem) a convite do professor Stefan Blonk. Em 2013, fez parte da Orchestra Young of the Americas, realizando turnês pela América Central. Em 2015 foi trompista da Orquestra do Tealtro del Lago (Chile). Atualmente é professor de trompa na Escola de Música da Universidade Federal do Pará e integrante dos grupos Sexteto de 7 e Bronzes da Amazônia.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

THAÍS CRISTINA SANTANA CARNEIRO

Thais site

Professora de Violino da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA); Mestra em Educação Musical (UFPA/UFBA, 2010). Foi integrante, desde sua fundação e por mais de 10 anos, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP – Pará). Ministra cursos de violino em vários municípios do Pará e em Macapá – Amapá. É coordenadora do setor de acessibilidade da EMUFPA e professora de alunos com deficiência (visual e física, síndrome de Down e déficit cognitivo). Desenvolve na EMUFPA, desde 2013, o projeto de extensão denominado "O Ensino Coletivo da música através do violino para pessoas com deficiência visual".

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

 

THIAGO LEVY PINHEIRO DO LAGO

 Levy 2

Saxofonista, professor, compositor, arranjador e regente. Iniciou seus estudos de música aos 9 anos de idade com o professor Jacó Cruz, na Igreja Assembleia de Deus em Santa Izabel do Pará. Aos 15, foi aluno da classe do professor Marcos Cardoso. Concluiu o Bacharelado em Saxofone pela Universidade do Estado do Pará / Instituto Estadual Carlos Gomes em 2008, como aluno e monitor da classe de Saxofone do renomado mestre Dilson Florêncio. Técnico em performance em Big Band, Saxofone Popular e Improvisação pela Escola de Música de Brasília – DF. Tem participado de diversos festivais e encontros de música, como 3º Encontro Internacional de Tatuí - SP e 30º Curso Internacional de Verão de Brasília – DF, onde participou de masterclasses de artistas e mestres de renome internacional, como Eugene Rousseau (EUA), Jean-Charles Richard (França), Nicolás Ahumada (Argentina), Dilson Florêncio, Ademir Junior, Moisés Alves, Rodrigo Capistrano, Eduardo Neves, Vinícius Dorin, Sérgio Galvão, entre outros. Desde setembro de 2009 é professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, lecionando nas classes de Saxofone, Big Band e Laboratório de Música Popular. Atua também no cenário musical paraense em eventos e ocasionalmente participa de concertos com a Amazônia Jazz Band e orquestras sinfônicas.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

 

 

VANILDO PALHETA MONTEIRO

vanildoÉ Doutor em Música pela UNESP. Estudou regência com Enrique Rueda, Guta Malevica e Rodney Eichenberger. Formou-se em Percussão pelo Instituto Estadual Carlos Gomes e em Canto Lírico pela Escola de Música da UFPA. Licenciou-se em Música pela Universidade do Estado do Pará. Especializou-se em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - RJ. É Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia. Tem participado de seminários, convenções e festivais de música, destacando-se: VI ENABET (PB), Mostra Internacional de Percussão (SP), I Encontro Latino-Americano de Educação Musical (BA), II Encontro Latino-Americano de Percussão (RS), Percussive Arts Society International Convention (Orlando - EUA), entre outros. Desde 2002, tem preparado o Coro Lírico dos Festivais de Ópera do Theatro da Paz, em dezenas de montagens de óperas. Atualmente é professor de Percussão da Escola de Música da UFPA, Regente do Grupo de Percussão da EMUFPA e do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

WALTER DA SILVA ALMEIDA

vMestre em Artes (2020), desenvolveu sua pesquisa acadêmica com enfoque em adaptações de ritmos paraenses para a bateria. Concluiu Especialização em Educação Musical pela Faculdade São Fidélis - RJ (2015), com ênfase no Ensino Coletivo da Bateria. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação Música pela UFPA (2005), onde descreveu a importância da "rítmica" de José Eduardo Gramani no aprendizado da bateria. Técnico em Bateria pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (2006) e Técnico em Instrumentista de Bandas – Big Band pela EMUFPA (2008). Foi baterista concursado da Banda do Exército de 2003 a 2012 e da Banda da Guarda Municipal de Belém de 2013 a 2016, além de ter atuado como sideman e baterista de diversas bandas e grupos musicais em festivais nacionais e internacionais. Professor efetivo de Bateria da EMUFPA desde Abril de 2016, ministra aulas de bateria e práticas de conjunto, atuando também como coordenador e colaborador em projetos de pesquisa e extensão. Atualmente colabora com a gestão da EMUFPA coordenando o Colegiado de Música Popular e é membro integrante do EMUFPA Jazz Trio, grupo artístico formado por docentes da escola.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

 

Fotos: Jonas Amador

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.