PROJETOS CADASTRADOS EM 2022

CONCERTOS PARA BELÉM

Coordenador: Lucas Cesar de Oliveira Imbiriba

Colaborador: José Monteiro Costa

O projeto visa:

  • Realização de shows didáticos em escolas, centros universitários, teatros e casas de show de Belém, objetivando a construção e, sobretudo, a ampliação da inserção social, da educação integral e da formação de plateia em Belém.
  • Aprendizado de repertório e desenvolvimento de habilidades artísticas de alunos e/ou ex-alunos da EMUFPA, colaboradores do projeto, como músicos de palco.
  • Inserção de alunos e/ou ex-alunos da EMUFPA na cena artística e no mercado do trabalho local no desenvolvimento dos concertos projetados.
  • Elaboração de material didático em forma de cartilha, para suporte de aprendizado.
  • Apresentação do projeto em seminários ou eventos institucionais com o interesse de fomentar o desenvolvimento de Pprojetos desta natureza.
  • Levar o nome da Escola de Música da Universidade Federal do Pará e suas atividades musicais à comunidade.

QUARTETO DE CORDAS DA EMUFPA

Coordenadora: Joziely Carmo de Brito

Colaboradores: Cristian Brandão, Celson Gomes e Antônio de Pádua Batista

O projeto visa construir diálogos entre o repertório tradicional erudito, popular e parauara para quarteto de cordas, além de estimular e potencializar a criação de repertório moderno de compositores paraenses para esta formação, objetivando difundir sua produção para além da EMUFPA.

O projeto também tem como objetivo a publicação de artigos científicos em eventos acadêmicos, além de oportunizar a alunos do curso técnico da EMUFPA, cursos de graduação e ao grande público, o contato com esse repertório.

Para 2022, o projeto prevê a realização de 4 recitais em sala de concertos da grande em Belém, assim como em instituições filantrópicas, escolas e universidades.


GRUPO DE PERCUSSÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA

Coordenador: Vanildo Palheta Monteiro

Tem como objetivo proporcionar o aprimoramento técnico e artístico dos percussionistas do Pará.

Dentre suas realizações, destaca-se o espetáculo “Árvores que Tocam”, que permitiu aos seus participantes a experiência de produção e atuação em grandes eventos, como, por exemplo, na abertura do Fórum Mundial de Bioeconomia promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará – SECULT e no concerto em comemoração ao aniversário da cidade de Belém no Theatro da Paz.

No aspecto pedagógico, o projeto propõe a realização de palestras e oficinas no restauro de materiais específicos para os instrumentos de percussão e a organização e elaboração de partituras (arranjos e/ou obras originais) para grupos de percussão, corroborando ainda mais para o crescimento do projeto.


SARAUPARAUARA: ENCONTROS MUSICAIS EM PRIMEIRA VISTA

Coordenador: Celson Henrique Sousa Gomes

Colaboradores: Alexandre Lucas do Carmo Contente e Cristian de Paula Brandão

Apresenta como objetivo o desenvolvimento de atividades em conjunto, abrangendo alunos de escolas públicas, estudantes de música, professores, músicos e o público em geral, por meio de encontros semanais em forma de saraus, onde ocorrem a execução e apreciação musical de repertório parauara (paraense).

O projeto destaca-se, ainda, por propor o preenchimento de uma lacuna existente na forma de ensino “tradicional” de música, ampliando as referências musicais dos alunos participantes para além da música de concerto de tradição europeia .


EUPARATU - GRUPO DE EUFÔNIOS E TUBAS DA UFPA

Coordenador: Alberto Dias

Colaboradores: Samuel Pinheiro de Oliveira, Benedito Tadeu Castro e André Apollaro.

Propõe a criação de um grupo de eufônios e tubas com alunos da EMUFPA e profissionais que atuam na região. A metodologia é desenvolvida através de aulas coletivas, ensaios em grupo e atendimento individual.

Alguns objetivos do projeto são: 1) A permuta entre os estudantes e músicos que atuam profissionalmente, interação importante para os discentes em formação; 2) Incentivo à criação de arranjos e composições voltadas para esta formação; e 3) Valorização da música brasileira, em especial a música paraense, através de arranjos e composições elaboradas para esta formação, assim como a apresentação deste repertório em eventos regionais e nacionais.


O ENSINO DA MÚSICA ATRAVÉS DO VIOLINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UNIDADE EDUCACIONAL ESPECIALIZADA JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO

Coordenadora: Thais Cristina Santana Carneiro

Colaboradora: Ana Clara Maciel (discente)

Colaboradoras externas: Letícia Martins e Ana Paula Ruivo

Este projeto é desenvolvido na Escola de Música da UFPA (EMUFPA) desde 2013, tendo como objetivos: 1) Experimentar e desenvolver metodologia de ensino específico no violino para pessoas com deficiência visual; 2) Proporcionar vivências musicais e o aprendizado do violino na em ambientes externos à EMUFPA; 3) divulgar o trabalho de inclusão musical desenvolvido na EMUFPA; 4) preparar alunos com deficiência visual para ingressar nos cursos da EMUFPA e utilizar a Musicografia Braille nas aulas e atividades.

Desde de 2019 o projeto é realizado na Unidade Educacional Especializada (UEE) José Álvares de Azevedo, localizado em Belém do Pará, local especializado para atender pessoas com deficiência visual do Estado do Pará. Lá os alunos adquirem conhecimentos específicos para suas necessidades.


UFPA CELLO ENSEMBLE

Colaborador: Cristian Brandão

Colaboradora: Mércia Nepomuceno (discente)

É um grupo extensionista da Escola de Música da UFPA que atua ativamente no âmbito acadêmico através da extensão desde 2016, proporcionando concertos didáticos e temáticos no cenário musical da capital paraense. Somam-se a este a atuação e envolvimento dos alunos participantes no desenvolvimento dos ensaios, produção de arranjos, pesquisa de repertório e resultados individuais, que inevitavelmente correlacionam-se com o trabalho do grupo.


CRIAÇÃO E PERFORMANCE – INTERAÇÕES ENTRE COMPOSITOR E INTÉRPRETE

Coordenador: Alberto Tavares Dias

Colaboradores: Samuel de Oliveira, Richard Santos, Willian Moura, Jaimison Oliveira, Benedito Júnior, Ruben Marques, Alisson Farias, André Apollaro, Victor Lima, Allesandro Dias e Márcio Barreto

O projeto consiste em aulas de composição para músicos e oficinas de interação com instrumentistas de eufônio, tuba e violoncelo. Os alunos do projeto são orientados na composição de pelo menos 4 obras cada um. Concertos são organizados para que todas as peças produzidas no projeto sejam estreadas e gravadas.


QUARTA CONFERÊNCIA NACIONAL PRESENCIAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EUFÔNIOS E TUBAS DO BRASIL

Coordenador: Alberto Tavares Dias

É um projeto que objetiva a organização da quarta conferência presencial da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil, a ser realizada entre os dias 16 e 19 de junho de 2022 em Belém/PA, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). O anfitrião para 2022 é Alberto Tavares Dias, professor de Tuba, Eufônio, Prática de Banda e Composição da EMUFPA.

No evento, eufonistas e tubistas das cinco regiões do Brasil irão reunir-se com o objetivo de promover tais instrumentos e trocar conhecimentos a respeito de técnica, interpretação e repertório, através de aulas, recitais e apresentações acadêmicas, buscando o desenvolvimento da comunidade de eufônio e tuba de todo o país.


ESTÚDIO DE REGÊNCIA ORQUESTRAL

Coordenadora: Cibelle J. Donza

Colaborador: Miguel Campos Neto

O projeto objetiva o ensino de regência orquestral para discentes da EMUFPA e para a comunidade externa.  O projeto aponta o ineditismo do curso, além de apresentar um alinhamento com a proposta de futuramente ofertar-se um curso de graduação ou pós-graduação em Regência.


CORO DE CLARINETAS DA EMUFPA

Coordenador: Herson Mendes Amorim

Colaboradores: Marcos Jacob Costa Cohen e Thiago de Araújo Lopes

Trata-se da formação de um grupo musical, o Coro de Clarinetas da EMUFPA, com clarinetistas alunos dos cursos regulares (Técnico e Livre) da EMUFPA e de outras instituições de ensino, atendendo ao interesse do grande número de clarinetistas existente hoje na região de Belém, colaborando para o desenvolvimento e a expansão dessa atividade.

Os objetivos do projeto estão relacionados ao ensino, à pesquisa e, principalmente à extensão, ao buscar ampliar sua ação no âmbito interno, envolvendo alunos de diferentes níveis e cursos da EMUFPA e de outras instituições, além da possibilidade de divulgação de resultados ao grande público, utilizando-se das redes sociais.

O projeto também tem como metas fazer da EMUFPA uma referência nacional e internacional para os clarinetistas e atrair, a médio e longo prazos, alunos aos cursos técnicos da EMUFPA, que envolvam clarineta. Como atividades, estão previstos ensaios, apresentações em recitais e gravações para divulgação em redes sociais, além da pesquisa e encomendas de novas obras para a execução musical pelo grupo. 

PROJETOS CADASTRADOS EM 2019

ATELIÊ CONTEMPORRÂNEO – PIERROT LUNAIRE

Coordenadora: Cibelle Donza 

Colaboradores: Carlos Pires, Celson Gomes e Cristian Brandão  

Resumo: O projeto tem como objetivo desenvolver atividades artísticas realizando performances de obras “clássicas” de compositores renomados do século XX e XXI, estimulando a pesquisa técnica específica exigida nesse tipo de repertório, bem como contribuir para a difusão e formação de plateia através de ações didáticas, como concerto comentado e palestra específica sobre a obra, contribuindo para uma melhor fruição do ouvinte. Como primeira ação, o projeto objetiva realizar a obra: Pierrot Lunaire de Arnod Schoenberg no primeiro semestre de 2019.


CONCERTOS PARA BELÉM

Coordenador: Lucas Imbiriba

Resumo: O projeto consiste na realização de oficinas e recitais didáticos para comunidade local (Belém/PA), com o propósito de difundir o trabalho acadêmico e artístico realizado pelos professores e alunos do Curso Técnico de Violão da Escola de Música da UFPA. O projeto busca ainda garantir aos alunos em formação uma ampla experiência pré-profissional e uma oportunidade de divulgar o repertório violonístico de reconhecidos autores do cenário local e nacional. O impacto deste projeto busca responder a uma das diretrizes previstas no âmbito da extensão universitária, no que se refere à ampla interação sociocultural entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.


QUARTETO DE CORDAS DA EMUFPA

Coordenador: Cristian de Paula Brandão 

Colaborador: Celson Henrique Sousa Gomes, Joziely Carmo de Brito e Rodrigo Santana de Souza 

Resumo: Neste ano, o projeto vislumbra divulgar a música parauara, bem como seus compositores - em especial os músicos da Família Fonseca - além de obras escritas originalmente e/ou arranjadas para a formação de quarteto de cordas, por meio de programas de recitais, gravações, acervos públicos e também pelo contato com os próprios membros da família desses compositores. Pretende-se ainda com este projeto que a música parauara chegue às principais salas de concertos a nível nacional e internacional.


GROOVES DO PARÁ –  CARIMBÓ, LUNDU MARAJOARA E SAMBA DE CACETE

Coordenador: Walter Almeida

Colaborador: Carlos Augusto Vasconcelos Pires

Resumo: O projeto Grooves do Pará – Carimbó, Lundu Marajoara e samba de Cacete propõe a produção de uma cartilha contendo registro, por meio de partituras para instrumentos de percussão e bateria, dos Grooves (ritmos) de Carimbó, Lundu Marajoara e Samba de Cacete existentes no estado do Pará, oriundos dos municípios de Marapanim, Soure, Santarém Novo, Salinópolis e Cametá. A execução do projeto prevê a realização dos registros da execução na forma “original” em que são executados nas diferentes regiões do Estado que serão transcritos para a percussão e adaptados para a bateria e editoradas com software específico. Pretende-se assim colaborar para o registro e difusão de parte do patrimônio musical paraense, contribuir para o acervo de publicações de materiais para bateria e percussão.


GRUPO DE PERCUSSÃO DA EMUFPA

Coordenador: Vanildo Palheta Monteiro

Resumo: O projeto objetiva propiciar o aperfeiçoamento acadêmico e artístico dos alunos e ex-alunos da Escola de Música da UFPA, bem como dos demais percussionistas do estado do Pará. Nesse âmbito, almeja-se aprimorar o desenvolvimento técnico dos percussionistas envolvidos no projeto e garantir a ampla divulgação da literatura musical para percussão por meio de estudos das obras oriundas de compositores regionais, nacionais e internacionais.  


MATERIAL DIDÁTICO DE INSTRUMENTAÇÃO E ORQUESTRAÇÃO PARA ALUNOS DO CURSO DE COMPOSIÇÃO DA EMUFPA

Coordenadora: Cibelle J. Donza

Resumo: O projeto propõe o desenvolvimento de um material didático para o ensino de instrumentação, que se valerá da utilização de TIC’s (Tecnologias da  Informação e Comunicação) em sua elaboração, como por exemplo, a utilização de exemplos audiovisuais, que proporcionarão ao aluno o acesso à experiência auditiva e visual dos exemplos e temáticas abordadas; portanto, uma experiência mais efetiva. O projeto prevê também a abordagem de técnicas expandidas e de instrumentos modernos, nem sempre contemplados em materiais de instrumentação tradicionais.


O ENSINO COLETIVO DA MÚSICA ATRAVÉS DO VIOLINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL – UM ESTUDO NA UNIDADE ESPECIAL ESPECIALIZADA JOSÉ ÁLVARES DE AZEVEDO

Coordenadora: Thais Carneiro

Resumo: Este projeto é resultado de inquietações e questionamentos dos professores da Escola de Música da UFPA diante das atuais políticas de inclusão social brasileiras. É com grande expectativa que, em 2019, realizaremos este projeto na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo (Belém/PA), local especializado no atendimento de pessoas com deficiência visual interessadas em adquirir conhecimentos específicos para suas necessidades. O projeto pretende atender aos alunos que frequentam as aulas nesta unidade, por meio de vivências musicais através da metodologia de ensino do violino para deficientes visuais.


OFERTA DE FORMAÇÃO MUSICAL PRÉ-PROFISSIONAL E PROFISSIONAL ATRAVÉS DA EAD

Coordenador: Adalberto Aleixo Teixeira

Resumo: O projeto visa ofertar cursos de formação musical pré-profissional e profissional teórica e instrumental por meio da modalidade de Educação a Distância (EAD) como proposta-piloto na experimentação de uma nova metodologia para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem da música utilizando uma plataforma virtual de aprendizagem – AVA/Moodle. Destaca-se que esses cursos de formação musical estarão em consonância ao seguimento formativo estabelecido nas disciplinas ofertadas nos Cursos Livres e Técnicos da Escola de Música da UFPA.


PRÁTICAS DE BIG BAND (EMUFPA JAZZ BAND)

Coordenador: Thiago Levy Pinheiro do Lago

Resumo: O projeto tem como objetivo principal oferecer o amplo acesso ao aprendizado da linguagem musical jazzística com seus códigos e o domínio interpretativo voltados para os instrumentos que integram a  “Big Band” (grupo instrumental que tem origem na “Era Swing” nos Estados Unidos), formado na maior parte das vezes por: cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, guitarra, contrabaixo, piano e bateria.


RECITAIS LÍRICOS

Coordenadora: Márcia Jorge Aliverti

Colaboradora: Adriana Valente Azulay

Resumo: O projeto consta de apresentações de música de câmera vocal realizadas por professores, alunos de Canto Lírico da Escola de Música da UFPA, além de músicos convidados do cenário artístico paraense. Os objetivos do projeto visam produzir apresentações artísticas e estimular a performance de palco dos alunos de Canto Lírico nas principais salas, igrejas e teatros da cidade, bem como o trabalho minucioso de formação de plateia.


SARAUPARAUARA: ENCONTROS MUSICAIS EM PRIMEIRA VISTA

Coordenador: Celson Henrique Sousa Gomes 

Alexandre Lucas do Carmo Contente, Cristian de Paula Brandão e Rodrigo Santana de Souza

Resumo: O projeto visa o desenvolvimento de atividades musicais de câmera, com o objetivo de possibilitar aos participantes, (alunos, professores, músicos e público em geral) conhecer parte do repertório musical parauara (paraense) por meio da execução e apreciação musical “em primeira vista”. A execução e a divulgação de músicas de compositores parauaras ocorrerá por meio do envolvimento e da participação de cantores e instrumentistas da EMUFPA em interação com músicos e público na forma de "sarau". O conhecimento do repertório proposto será alcançado pela prática de leitura de partituras à primeira vista e/ou audição de um material que poderá ser inédito e que poderão ser oportunizados aos participantes em uma prática musical em interação entre músicos. 


SONGBOOK DA MÚSICA POPULAR PARAENSE

Coordenador: Adelbert Santana Carneiro

Colaborador: Carlos Augusto Vasconcelos Pires 

Resumo: O projeto propõe o registro das principais composições de artistas da música popular paraense produzida no estado do Pará. O registro ocorrerá por meio de partituras em formato lead sheet, incluindo a linha melódica com letra e cifra. O projeto pretende registrar e difundir o patrimônio musical paraense em um suporte diferenciado, garantindo assim o amplo acesso à produção musical paraense. O projeto colabora ainda para a formação dos estudantes de música e para a atividade musical dos que já são profissionais, proporcionando o acesso ao repertório produzido na região, incentivando o conhecimento e a execução das obras feitas por compositores e letristas paraenses.


UFPA CELLO ENSEMBLE

Coordenador: Cristian de Paula Brandão

Resumo: A Escola de Música da UFPA desenvolve um papel significativo na formação musical de seus discentes através de grupos consolidados dentro das atividades propostas nos Cursos Técnicos e Projetos de Extensão. O UFPA Cello Ensemble inicia em 2019 sua temporada de concertos em parcerias com grupos musicais de vários gêneros sem perder a essência da formação tradicional. O referido grupo mantém a proposta de colocar em prática todos os elementos aprendidos nos laboratórios de performance, aliando-se a isso a difusão do repertório para violoncelo no cenário musical paraense por meio de concertos didáticos. 

 

2023 Escola de Música da UFPA | Todos os direitos reservados.