Programação terá corais e grupos de câmara na Igreja de Santo Alexandre
Nesta época em que a cidade fica repleta de enfeites e luzes, o badalar dos sinos e os corais em todos os lugares nos lembram que não existe celebração sem música. É dessa forma que a Escola de Música da UFPA contribui com a programação natalina da capital paraense, presenteando a cidade com um concerto gratuito que apresenta corais e grupos de câmara, na Igreja de Santo Alexandre. O Concerto de Natal EMUFPA será realizado no dia 09 de dezembro, a partir das 19h, marcando o encerramento das atividades acadêmicas do ano de 2025.
Ao todo, o concerto irá reunir cerca de 60 artistas, entre alunos e professores da EMUFPA. São 6 grupos, sendo a maioria de música vocal. Uma das obras a serem apresentadas é “Hallelujah” de Georg Haendel, composição bastante conhecida do grande público, mas que será cantada num arranjo diferente pelo Coro Comunitário da EMUFPA. “Essa é, talvez, a peça mais conhecida do Oratório ‘Messias’, de Handel, mas ela foi transformada pra uma linguagem jazzística no arranjo de Dave Williamson, iremos explorar isso”, diz o professor e maestro Adamilson Abreu.
O Duo Azulay, formado por dois pianistas, será um dos poucos grupos instrumentais da noite. A novidade é que o duo, composto pelos irmãos Adriana e Humberto Azulay, dessa vez irá se apresentar com a pianista e sua mãe, a professora Hilda Azulay. Elas irão tocar arranjos para as tradicionais “The Christmas Song” (Mel Torme e Robert Wells) e “A Holly Jolly Christmas” (Johnny Marks).

Qualquer concerto exige uma preparação intensa, que pode levar meses ou até mesmo anos. Para o Concerto de Natal, professores e alunos iniciaram a rotina de ensaios há algumas semanas e se encontram regularmente para apresentar o melhor resultado dia 09 de dezembro. Embora possa ser exaustiva, a preparação traz um componente a mais, nesse caso, que é o envolvimento afetivo da comunidade com a mensagem do natal.
A professora Joziely Brito, coordenadora de ensino da EMUFPA, afirma: “No que se refere ao trabalho técnico que permeiam as práticas musicais, sabemos que algumas instintivamente acabam mecanizando o estudo da música. No entanto, quando trabalhamos esse processo de ensino-aprendizagem utilizando repertório específico de forma lúdica, a comunidade acadêmica se prepara com mais avidez e entrega ao grande público. No caso das canções natalinas, quem não se emociona ouvindo as melodias tradicionais de uma época tão mágica?”, comenta a professora.
O Concerto de Natal acontece no momento de encerramento do ano letivo, concluindo o ciclo de atividades acadêmicas do ano de 2025. Uma destas foi o ENARTE 52, realizado em junho, que contou com dezenas de oficinas, palestras, mesas-redondas, concertos e a participação de professores e artistas vindos de outras regiões do país. Para o professor Celson Gomes, diretor da EMUFPA, realizar um concerto neste mês, reunindo alunos e professores numa mensagem de agradecimento, é significativo.
“É muito importante levar pra comunidade nesse dia uma mensagem de agradecimento, de celebração pelos feitos, pelas realizações, e também de celebrar a vida, mas celebrar com música!”, diz o professor. Um dos motivos para comemorar é a bem-sucedida parceria entre a Escola de Música da UFPA e outras instituições públicas, como o Museu da Imagem e do Som e a Secult/PA, através da qual é possível a realização de concertos gratuitos na Igreja de Santo Alexandre.

Texto: Isac Almeida - Ascom/EMUFPA
Serviço:
Concerto de Natal EMUFPA
Dia 09 de dezembro às 19h - Igreja Santo Alexandre, Praça Frei Brandão, Cidade Velha
Atrações: Madrigal da EMUFPA, Coro Comunitário EMUFPA, Vozes EMUFPA, Coral Aerofones EMUFPA, Coro Gregoriano da EMUFPA, Duo Azulay.
Entrada franca

